Pedrógão Grande: Chamas afetam três distritos e vários municípios

De Leiria, fogo alastrou para Coimbra e Castelo Branco

• Foto: Vítor Mota

O incêndio que eclodiu no sábado em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, atingiu já os distritos de Coimbra e Castelo Branco e vários municípios, disse hoje o comandante das operações de socorro.

"Este é um incêndio com muitos focos, é uma ocorrência que abrange três distritos, muitos municípios e, na realidade, muitas aldeias são afetadas", disse aos jornalistas Elísio Oliveira, comandante das operações de socorro em Pedrógão Grande.

Em declarações junto ao posto de comando localizado em Pedrógão Grande, Elísio Oliveira admitiu que o incêndio não será dominado nas próximas horas, face às condições climatéricas, sem humidade e temperaturas elevadas "condições de combate muito difíceis".

"Aquilo que estamos a fazer neste momento é tentar controlar áreas perimétricas, que nos permitam, de uma forma muito concreta, levar a estratégia até ao final. Ou seja, permitir no mais curto espaço de tempo termos o incêndio confinado", explicou.

"Mas é algo que vai demorar bastante tempo", enfatizou.

Questionado pela Lusa se alguma vez comandou as operações de um incêndio com estas características, o também comandante operacional distrital de Setúbal disse ter "a perfeita noção de que esta é uma situação de exceção".

"E não há dois incêndios iguais, todos eles têm comportamentos diferentes", declarou.

O fogo, que deflagrou às 13:43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, provocou pelo menos 62 mortos e 62 feridos.

Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e de viaturas destruídas.

O Governo decretou três dias de luto nacional, até terça-feira.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.