18 março 2023 - 11:54
Polícia espanhola usa método para apanhar condutores que travam antes de chegar ao radar
Radares em cascata permitem às autoridades detetar a velocidade do carro antes ou depois de passar pelo radar fixo

Em Espanha existe um sistema de radares que consegue detetar e multar os condutores que vão em excesso de velocidade e travam mesmo antes de passar pelo dispositivo. Chamam-se radares em cascata e é um método cada vez mais utilizado pela Direção Geral de Trânsito (DGT) espanhola.
De acordo com o site de notícias espanhol Autopista, para evitar que os condutores só cumpram os limites de velocidade quando se aproximam de um ponto fixo de controlo de velocidade, a DGT tem vindo a utilizar há algum tempo uma técnica conhecida como radares em cascata, que consiste em, antes de chegar ou após passar o primeiro radar fixo de controlo de velocidade (sinalizado para todos os condutores), é colocado um radar móvel antes, ou imediatamente a seguir, seja um tripé na berma da estrada, no interior de um veículo camuflado pertencente à Guardia Civil ou de um veículo pertencente às várias forças de autoridade regionais.
A origem da implementação de radares em cascata data de 2020, quando a Polícia Regional de Navarra começou a utilizá-los a título experimental. Nessa altura, colocavam um radar móvel dentro de um veículo patrulha alguns metros depois de um radar fixo.
A DGT tem vários tipos de radares e dispositivos à sua disposição para monitorizar o tráfego e os condutores que cometem infrações. Nos últimos tempos, uma das tecnologias que está a tornar-se cada vez mais popular são os radares em cascata, um dispositivo de controlo de velocidade que muito poucos condutores sabem como funciona.
Por Correio da Manhã
De acordo com o site de notícias espanhol Autopista, para evitar que os condutores só cumpram os limites de velocidade quando se aproximam de um ponto fixo de controlo de velocidade, a DGT tem vindo a utilizar há algum tempo uma técnica conhecida como radares em cascata, que consiste em, antes de chegar ou após passar o primeiro radar fixo de controlo de velocidade (sinalizado para todos os condutores), é colocado um radar móvel antes, ou imediatamente a seguir, seja um tripé na berma da estrada, no interior de um veículo camuflado pertencente à Guardia Civil ou de um veículo pertencente às várias forças de autoridade regionais.
A DGT tem vários tipos de radares e dispositivos à sua disposição para monitorizar o tráfego e os condutores que cometem infrações. Nos últimos tempos, uma das tecnologias que está a tornar-se cada vez mais popular são os radares em cascata, um dispositivo de controlo de velocidade que muito poucos condutores sabem como funciona.
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