Portugal ou Espanha: onde se paga mais para ver futebol na TV?

Record explica-lhe as diferenças entre as ofertas dos operadores

• Foto: Fernando Ferreira

No arranque de mais uma temporada futebolística em Portugal, os adeptos do desporto-rei fazem contas à vida para ver quanto têm de pagar pelos jogos que querem ver. Aqui ao lado, em Espanha, os aficionados têm o mesmo trabalho. Mas quanto pagam os espanhóis pelo futebol? Mais ou menos do que os portugueses? Vamos a contas.

Em Portugal, o campeonato chega a nossa casa pela mão de Sport TV (por 26,79 euros, que dá acesso a todos os canais) e BTV (9,90 euros), sendo este mais um ano sem jogos em sinal aberto. Ainda na Sport TV, os subscritores poderão ver as principais ligas estrangeiras - com a novidade, esta época, da Sport TV Internacional, que dá 'apenas' as ligas espanhola, inglesa e competições europeias por 9,99. Quem não quiser pagar qualquer subscrição terá de ‘contentar-se’ com um jogo por jornada da Liga dos Campeões/Liga Europa, assim como a Taça CTT e a final da Taça de Portugal.

Sistema diferente

Em Portugal, para além do pacote base, os clientes dos operadores subscrevem directamente o canal desportivo  pretendido, cujo preço é praticamente o mesmo em todos. Já no país vizinho as coisas funcionam de forma diferente. Ao pacote base, o cliente pode juntar pacotes desportivos mediante um aumento da mensalidade. Não contrata um canal, mas sim um pacote... que inclui canais.

Só uma opção tem toda a liga

Um adepto espanhol que queira ver todos os jogos do campeonato tem de subscrever a Movistar e pagar 25 euros por mês. A operadora transmite 10 encontros por jornada:

- 1 em sinal aberto (disponível também nas outras operadoras)
- 1 em exclusivo (a Movistar escolhe o chamado ‘melhor jogo da jornada’. Não pode escolher os encontros de Real e Barcelona frente a Valencia, Atlético Madrid, Ath. Bilbao e Sevilha)
- 8 jogos através do canal beIN Sports (disponível também nos pacotes das outras operadoras)
- Transmite ainda, em exclusivo, o clássico da 2.ª volta.

Vodafone e Orange condicionadas

As duas outra operadoras em Espanha têm as suas transmissões condicionadas. Desde logo não têm direito a transmitir o chamado ‘melhor jogo da jornada’, escolhido pela Movistar em exclusivo. Também nos jogos entre Real Madrid e Barcelona há restrições. Assim, estas duas operadoras transmitem:

- 1 jogo em sinal aberto (disponível também nas outras operadoras)
- 8 jogos através do canal beIN Sports (disponível também nos pacotes das outras operadoras)
- Transmite ainda o clássico da primeira volta, através do canal beIN Sports (disponível também nos pacotes das outras operadoras)

Futebol em canal aberto

O campeonato espanhol conta com um jogo por jornada em canal aberto, mas que tem de respeitar os seguintes requisitos: terá de ser jogado à sexta-feira e nunca poderá ter as equipas Real Madrid, Barcelona, Valencia e Atlético Madrid, bem como nenhuma outra formação que esteja a participar nas competições europeias.

Em sinal aberto passam também as meias-finais e final da Taça do Rei, bem como um jogo por jornada da Liga dos Campeões (sistema semelhante ao português). A Liga Europa não é transmitida em sinal aberto.

Por Luís Miroto Simões
12
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias