Portugal regista terceiro mês consecutivo de deflação

Não acontecia desde 2015

consumo familias pib economia actividade economica
consumo familias pib economia actividade economica

Os preços no consumidor em Portugal baixaram 0,1% em setembro face ao mesmo mês do ano passado, segundo os dados preliminares revelados esta segunda-feira, 30 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

É o terceiro mês consecutivo em que há deflação em Portugal, o que já não acontecia desde o início de 2015, como mostra o gráfico. Os preços tinham caído 0,3% em julho e 0,1% em agosto.

"Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido -0,1% em setembro de 2019 (taxa idêntica à registada em agosto)", anunciou o INE.

Contudo, é de notar que a inflação subjacente - que exclui os preços mais voláteis dos produtos alimentares não transformados e energéticos - fixou-se nos 0,2%, o que indica que a taxa de inflação foi negativa por causa da volatilidade dessas componentes.

O gabinete de estatística assinala que a "taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para -3,9% (em agosto, esta taxa foi -3,5%)", o que justificará esta queda homóloga dos preços em Portugal.

Ou seja, esta descida dos preços em três meses consecutivos pode vir a ser passageira, sem se transformar num período prolongado de deflação na economia portuguesa em que os preços descem de forma generalizada durante vários meses.

O destaque do INE revela ainda que a média dos últimos doze meses até setembro coloca a inflação nos 0,5%, menos 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, o indicador utilizado pelo Eurostat para comparar a evolução dos preços nos vários Estados-membros, fixou-se nos -0,3%, o que compara com -0,1% em agosto.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de setembro serão publicados no próximo dia 10 de outubro.

Por Negócios
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.