Ronaldo homenageado em exposição de cartoons

A partir de domingo no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia

• Foto: Reuters

Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa que vai disputar em França o Euro'2016 a partir de sexta-feira, vai ser homenageado em Anadia através de uma exposição internacional de cartoons.

A mostra, com abertura marcada para domingo no Museu do Vinho Bairrada (MVB), recria a homenagem prestada a Cristiano Ronaldo na edição de 2015 do PortoCartoon World Festival, que todos os anos destaca uma figura de dimensão mundial, atribuindo-lhe um prémio especial.

"Um júri internacional selecionou, de entre as centenas de trabalhos a concurso, mais de 50 'cartoons' que ilustram, com muito humor, os traços e gestos inconfundíveis do craque português, e que revelam a criatividade de humoristas de diversos países, com perspetivas e sensibilidades estéticas díspares", resume o diretor do museu, Pedro Dias.

Os prémios especiais tiveram início na edição 2013 do PortoCartoon, com homenagens a Manoel de Oliveira e José Saramago, e prosseguiram em 2014, com Nelson Mandela e Siza Vieira, tendo os 'cartoons' alusivos a este arquiteto português sido expostos no Museu do Vinho Bairrada em 2015.

Esta mostra do Prémio Especial de Caricatura reúne os trabalhos vencedores, as menções honrosas e as restantes caricaturas finalistas, da autoria de cartoonistas da Bolívia, Brasil, Bulgária, Colômbia, Egito, Espanha, Irão, Quénia, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Tailândia e Turquia, entre outros.

O vencedor foi o polaco Krzysztof Grondziel, tendo o segundo prémio sido atribuído ao português António Santos (Santiagu) e o terceiro ao brasileiro Renato Aroeira.

Em simultâneo com a homenagem a Cristiano Ronaldo, o Museu do Vinho Bairrada acolhe "Lucidez", uma exposição de trabalhos de Miguel Rolo, um jovem fotógrafo anadiense premiado em certames nacionais e internacionais.

As sete dezenas de fotografias selecionadas para esta mostra põem em evidência o património vitivinícola da Bairrada nas suas diversas facetas: paisagem natural, caves e adegas, gentes, vinhos.

Inaugurado a 27 de setembro de 2003, sob a tutela da Câmara Municipal de Anadia, o Museu do Vinho Bairrada está instalado num edifício construído de raiz para o efeito, e durante 2015 recebeu mais de dois mil visitantes por mês, número que Pedro Dias espera bater este ano.

O museu oferece uma exposição permanente designada Percursos do Vinho, patente no piso zero do museu e exposta ao longo de seis salas temáticas, com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais.

Contempla ainda uma programação de exposições temporárias, com atividades pedagógicas, animação do livro, debates sobre temáticas ligadas ao vinho, vinha, mundo rural, arte rural e documentalismo.

Pedro Dias destaca sobretudo no acervo do museu a maior coleção de tamboladeiras do mundo (taça de metal, em forma de concha, usada tradicionalmente pelos escanções na prova do vinho) e uma das 50 maiores coleções do mundo de saca-rolhas, que pertencia originalmente a Adolfo Roque, fundador da Revigrés.

O MVB tem ainda uma enoteca, uma loja de Vinhos, um auditório para 80 pessoas, com equipamento multimédia, uma mediateca, uma biblioteca e zona de restauração com jardim.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.