Senado dos EUA alcança acordo histórico para pacote de estímulos de 2 biliões

Valor dividido entre injeções diretas e alívio nos impostos

Os democratas e republicanos no Senado alinharam-se e concordaram num pacote de estímulos que prevê uma ajuda de mais de 2 biliões de dólares à economia, divididos entre injeções diretas e alívio nos impostos. Este último remédio ainda tem de ser votado pelo próprio Senado e pela Casa dos Representantes, mas a expectativa é a de que vai ser aprovado em toda a linha.

"Pelo menos temos um acordo", avançou o Senador Mitch McConnell esta quarta-feira, mostrando-se "entusiasmadíssimo" com a conquista.

O plano inclui uma fatia de 500 mil milhões de dólares que pode ser utilizada para apoiar empréstimos e outros apoios aos negócios, cheques de até 1.200 dólares a serem entregues à maioria dos cidadãos americanos, mais de 350 mil milhões para que as pequenas empresas consigam manter os seus compromissos salariais, seguros de desemprego mais alargados, diferimentos de impostos e várias outras provisões, avançou uma fonte próxima não identificada e citada pela Bloomberg.

Embora ambas as partes estivessem de acordo em termos das linhas gerais desde o fim-de-semana, as negociações estavam penduradas pelo desacordo com alíneas como a supervisão do departamento de Tesouraria para a distribuição dos apoios às empresas.

Divergências ultrapassadas, as medidas estão ainda a ser redigidas de forma a estarem prontas para serem votadas no final desta quarta-feira.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000. Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia. O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 6.820 mortos em 69.176 casos.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.