A principal causa das avarias no terreno têm sido quedas de árvores e a projeção de ramos, que têm danificado postes e condutores
A passagem da tempestade Kirk por Portugal fez sentir os seus efeitos nas redes de distribuição de eletricidade no país, com o operador das mesmas, a E-Redes (empresa do universo EDP, antiga EDP Distribuição) a dar conta que perto das 12 horas desta manhã cerca de 175 mil portugueses estavam sem abastecimento de energia elétrica.
Antes disso, pelas 07h30 desta terça-feira estiveram sem eletricidade cerca de 250 mil clientes, disparando este número para 400 mil uma hora depois e baixando depois para 314 mil às 09h30 e 205 mil às 11h.
Relacionada
No seu último ponto de situação, a empresa dá conta de uma recuperação de recuperação de 55% nas falhas da rede e número de pessoas afetadas, sendo os distritos afetados com maior severidade Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.
"A E-Redes ativou o Plano Operacional de Atuação em Crise, às 21h00 de dia 8 de outubro, com todo o dispositivo operacional dedicado ao estado de Alerta em vigor, em estreita articulação com a Proteção Civil e demais autoridades. Estão mobilizados no terreno 800 operacionais", explicou a empresa em comunicado, sublinhando que cerca das 5 horas da madrugada "os efeitos da tempestade Kirk começaram a causar grandes constrangimentos na rede elétrica".
O mesmo comunicado explica ainda que a principal causa das avarias no terreno têm sido quedas de árvores e a projeção de ramos, que têm danificado postes e condutores. "Até esta altura, estão instalados no terreno 50 geradores para minimizar o impacto associado a estas avarias na rede elétrica", salienta a E-Redes.
"A rede está mais estabilizada, fruto do abrandamento da tempestade e estamos integralmente mobilizados para reparar todas as avarias e repor o fornecimento integral de energia aos clientes. Contudo, face à gravidade dos danos encontrados, essa reposição será demorada", rematou ainda a empresa no mesma nota enviada aos jornalistas.
No entanto, a E-Redes chegou a dar conta de um cenário bastante incerto: "Ainda estamos com muitos disparos na rede elétrica e nesta altura não conseguimos prever quando ocorrerá a reposição integral".
A E-Redes é a empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, em baixa, média e alta tensão.
Por causa do mau tempo, sobretudo o vento forte, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 09h00 de hoje 1.329 ocorrências, a grande maioria quedas de árvores.
"A região norte foi a mais afetada pelo mau tempo com 988 ocorrências, sendo que o maior número 415 foi registado na Área Metropolitana no Porto com muitas quedas de árvores devido à ação do vento", adiantou.
ERSE estima que um casal sem filhos sinta um aumento de 18 cêntimos na fatura mensal, mas uma família com dois filhos poderá ter de gastar mais 28 cêntimos por mês com a eletricidade.
Juíza Dora Lucas Neto anunciou, durante a leitura da decisão, que o TC se pronunciou por unanimidade sobre a inconstitucionalidade de várias normas.
Os tutores vestiram os cães com quimonos e levaram-nos a templos, para abençoar os seus companheiros
A carta enviada aos funcionários chega numa altura em que os diretores executivos da Netflix estão a tentar fechar o negócio
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'