Thuram critica Pelé: «Penso que ele transmite uma ideia de um certo egoísmo»

Francês acusa antigo craque brasileiro de não usar a própria imagem contra o racismo

• Foto: Lusa

O antigo futebolista francês Lilian Thuram afirmou esta terça-feira, em entrevista ao canal brasileiro SporTV, que Pelé deu provas de egoísmo ao não usar a sua imagem pública para lutar contra o racismo.

"Pelé nunca tomou posição sobre a problemática do racismo no Brasil. E por isso é alguém nada fez para que as coisas tivessem acontecido. Não o conheço, mas penso que ele transmite uma ideia de um certo egoísmo", disse o campeão do mundo de 1998 e da Europa em 2000 pela seleção gaulesa.

Thuram não foi nada meigo com aquele que é considerado por muitos o melhor futebolista de todos os tempos: "Talvez Pelé não tenha essa grandeza de alma, porque, com a imagem que tem no mundo, deveria ter feito alguma coisa. Continuo convencido que será algo de que, no final da sua vida, se irá arrepender".

Lilian Thuram, de 46 anos, criou em 2008 uma fundação contra o racismo e escreveu vários livros sobre o tema, tendo estado no Brasil em junho de 2016, onde se encontrou com crianças das favelas do Rio de Janeiro.

Já nessa ocasião criticou a falta de empenho de Pelé pela causa e explicou a razão pela qual o 'rei' do futebol não figura no seu livro "As minhas estrelas negras".

"Refleti na altura sobre o assunto e decidi não o incluir no livro, por achar que, com a aura que ele tinha, deveria ter denunciado o racismo", revelou Thuram.

Três vezes campeão do mundo (1958, 1962 e 1970) e eleito desportista do século pelo Comité Internacional Olímpico em 1999, Pelé, de 77 anos, foi muitas vezes considerado como próximo do poder estabelecido, incluindo durante o período da ditadura militar, entre 1964 e 1985.

Em 2013, durante as manifestações populares que reuniram milhões de brasileiros a exigir melhores serviços públicos, durante a disputa da Taça das Confederações, Pelé veio a público pedir aos seus compatriotas para "esquecerem as reivindicações e a confusão e apoiarem a seleção canarinha".

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.