UE vai comprar mais 1.800 milhões de vacinas à Pfizer

Leyen antecipa para julho vacinação de 70% dos europeus

A União Europeia (UE) fechou um acordo com a Pfizer e BioNTech para a aquisição de até 1,8 mil milhões de doses da vacina contra a covid-19, naquele que é o maior contrato de encomenda de vacinas a nível mundial, disse uma fonte oficial comunitária à Reuters.

A fonte não indicou o calendário para a entrega destas doses, mas, segundo a Reuters, Bruxelas iniciou recentemente negociações para assegurar vacinas para 2022 e 2023.

As doses agora encomendadas são suficientes para imunizar os 450 milhões de habitantes da UE nos dois próximos anos.

Este será o terceiro contrato entre a UE e o consórcio Pfizer-BioNTech, que já se comprometeu a entregar 600 milhões de doses da vacina, o que permite vacinar 300 milhões de pessoas.

A notícia surge no dia em que a presidente da Comissão Europeia visita a fábrica da Pfizer em Puurs, na Bélgica. 

UE antecipa meta de 70% de vacinados para julho

Durante a visita, Albert Bourla, CEO da Pfizer, revelou que a farmacêutica conseguiu reduzir o processo de produção da vacina de 110 dias para cerca de 60 dias. O líder da empresa disse ainda que dos 600 milhões de doses que estão comprometidos para entrega na UE até final deste ano já foram entregues "mais de 100 milhões de doses, cumprindo o calendário acordado com a UE" e "estamos bem encaminhados para superar as metas definidas e entregar mais de 250 milhões de doses até ao final do segundo trimestre".

"Em maio, prevemos produzir mais de 100 milhões de doses por mês somente nesta fábrica", sublinhou Bourla.

Ursula von der Leyen, por seu turno, afirmou que a vacinação na UE está a acelerar "graças a parceiros fortes e fiáveis como a Pfizer e a BioNTech". Von der Leyen defendeu ainda estar confiante que "teremos doses suficientes para vacinar 70% de todos os adultos da UE já em julho".
Por Negócios
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias