Um em cada cinco portugueses não tem dinheiro para aquecer a casa

Portugal é o quinto país da União Europeia onde uma maior percentagem de pessoas diz não ter dinheiro para ter um aquecimento adequado da habitação

Aquecedor aquecimento energia
Aquecedor aquecimento energia

Um em cada cinco portugueses não tem meios económicos para manter um aquecimento adequado em casa. Portugal é o quinto país da União Europeia com a percentagem mais elevada, segundo os dados divulgados pelo Eurostat esta quinta-feira. 

20,2% dos portugueses diz não ter capacidade financeira para pagar os custos relacionados com o aquecimento adequado da habitação. Esta é a quinta maior percentagem da UE cuja média é de 7,8%.

Acima de Portugal está a Bulgária com 36,5%, a Lituânia com 28,9%, a Grécia com 25,7% e Chipre com 22,9%.

No fundo da tabela estão os países nórdicos. Na Finlândia apenas 2% dos cidadãos não consegue pagar o aquecimento. Na Suécia 2,1% e na Holanda 2,4%.

A média da União Europeia atingiu um pico em 2012 - um dos piores anos da crise - nos 11%, mas desde então tem vindo a descer. Estes dados têm como base um inquérito europeu e referem-se a 2017.

Apesar de Portugal estar nos primeiros lugares, verifica-se uma melhoria significativa neste indicador. Há cerca de uma década, 40% dos portugueses dizia que não tinha capacidade para pagar o aquecimento, o dobro da percentagem atual.

Autor: Negócios

1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.