Um terço dos portugueses não consegue pagar despesas imprevistas

Na União Europeia, 32% das pessoas não conseguia fazer face a despesas imprevistas em 2019

emprego pessoas consumo familias
emprego pessoas consumo familias

Uma em cada três pessoas em Portugal não conseguia pagar despesas imprevistas em 2019, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 5 de maio, pelo Eurostat. 

A proporção de pessoas que não o consegue fazer é ligeiramente superior em Portugal do que na União Europeia (UE): 33% contra 32%. 

Na crise económica de 2012, a proporção de pessoas que não conseguia responder a despesas imprevistas totalizou os 40% na UE, rondando os 36% em Portugal, tendo atingido um pico de 43% no ano seguinte. Desde então que tem vindo a diminuir, com uma maior fatia da população a conseguir pagar essas despesas.

Com o confinamento decretado na maioria dos países da UE em 2020 para travar o a pandemia do novo coronavírus, a capacidade de responder a despesas imprevistas é crucial, sobretudo em casos de perda de rendimento. Mas os dados reportam ainda a 2019.

Na UE, são sobretudo os agregados com apenas um trabalhador que têm mais dificuldade em reagir a estes custos (40%), sobretudo os que têm dependentes a cargo (56%). As mulheres que vivem sozinhas conseguem responder menos a estes imprevistos (43%) do que os homens (36%).

Por outro lado, e como seria de esperar, os agregados familiares com dois trabalhadores estão mais confortáveis: 25% não conseguiram responder a estes custos inesperados, uma proporção que sobe para 28% quando há uma criança e para 26% quando há duas crianças. 

Entre os Estados-membros, a proporção de pessoas que não consegue lidar com estas despesas é maior na Croácia (52%), na Letónia (50%) e na Grécia e Chipre (48%). 

Menos de uma em cada quatro pessoas não conseguiam responder a estes custos em Malta (15%), na Dinamarca, na República Checa e Holanda (22%).

Por Negócios
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.