Weinstein formalmente acusado por violação e agressão sexual

Cerco está cada vez mais apertado e pena de prisão pode chegar aos 25 anos de prisão

O cerco a Harvey Weinstein está cada vez mais apertado. O Grande Júri de Nova York acusou o produtor por violação, naquela que é uma das primeiras etapas do processo judicial americano.

"O recente ataque do réu à integridade das sobreviventes e do processo legal é previsível. Estamos confiantes que quando o júri conhecer as provas, irá rejeitar imediatamente esses ataques", disse o procurador de Manhattan Cyrus Vance. Para o norte-americano, a acusação formal de Weinstein coloca-o "um passo mais próximo de ser responsabilizado pelos crimes de violência sexual pelos quais ele foi agora acusado."

De acordo com a Justiça norte-americana, cabe ao Grande Júri decidir se os elementos disponíveis são suficientes para justificar a existência de um processo e, em caso afirmativo, preparar a acusação. Nos EUA, um grande júri é normalmente composto por 16 a 23 cidadãos escolhidos por sorteio, que se reúnem à porta fechada, enquanto um júri de tribunal criminal contra 12 membros.

Caso se confirme, Weinstein poderá ir 25 anos preso. Recorde-se que o produtor entregou-se esta sexta-feira pelo início da manhã na esquadra de Nova Iorque para enfrentar as acusação de assédio sexual.

O produtor chegou à esquadra de Nova Iorque na ilha de Manhattan onde foi confrontado com as suspeitas de assédio e ataque sexual a pelo menos uma das dezenas de mulheres que o acusaram de as ter agredido sexualmente, avança o The New York Times.

As primeiras suspeitas de agressões sexuais e violações contra o produtor de 66 anos surgiram em Outubro de 2017. No total, mais de uma centena de mulheres testemunhou que o produtor de Hollywood tinha abusado sexualmente delas, um escândalo que desencadeou a campanha #Time'sUp, que levou à queda de centenas de homens em lugares de poder de numerosos sectores.

Autor: Sábado


Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.