Record

Recorde nacional, top-10 e triunfo histórico marcam primeiro dia dos portugueses

Alexis Santos, Rui Costa e Gastão Elias em evidência no arranque

Começou com bons resultados, ainda que sem medalhas, o primeiro dia de Jogos Olímpicos'2016 para Portugal. Em evidência estiveram Alexis Santos, Rui Costa e Gastão Elias, responsáveis por um recorde nacional, um top-10 e uma vitória histórica, respetivamente.

Comecemos pelo começo do dia. Na estrada desde as 13.30, Rui Costa foi um dos animadores na prova de estrada de ciclismo, cruzando a linha de meta no décimo posto, a 2.31 minutos do belga Greg van Avermaet, que levou o ouro para casa. Um resultado que permite ao poveiro melhorar a sua performance de Londres'2012, onde foi 13.º. Também no ciclismo, André Cardoso foi 36.º (a 12.18 min) e José Mendes 53.º, a 20 min. Já Nelson Oliveira, que ainda entrará em ação na prova de contrarrelógio, teve de desistir em face de uma queda.

E, enquanto Rui Costa e companhia ainda pedalavam em busca da melhor colocação, o nadador Alexis Santos fixava o novo recorde nacional dos 400 metros estilos, com 4.15,84 minutos. Um novo máximo nacional que valeu o 14.º posto global das eliminatórias daquela especialidade, um resultado insuficiente para chegar à final da próxima madrugada.

Também na natação, mas neste caso sem cumprir o objetivo que delineara - bater o recorde nacional, tal como Alexis -, Victoria Kaminskaya competiu também em 400 metros estilos, ficando-se pelos 4.46,03 minutos, registo que ficou muito áquem do máximo português (4.42,53), que está precisamente na posse de Kaminskaya. Terceira na sua série, a nadador lusa terminou no 28.º lugar global.

A cumprir os seus quintos Jogos, João Costa também falhou o seu objetivo, que passava pelo acesso à final, ao ser 11.º nas eliminatórias, ficando a três posições dos lugares de acesso à decisão. Na quarta-feira, o atirador volta a entrar em cena, agora na pistola a 50 metros.

Depois, a fechar o dia, chegou um feito histórico para o ténis nacional, com Gastão Elias a dar a Portugal a primeira vitória de sempre em Jogos Olímpicos. Fê-lo diante do australiano Thanasi Kokkinakis, com um triunfo por duplo 7-6.

Mais logo, já madrugada dentro, pelas 0.30, é a vez de Jieni Shao entrar em ação, competindo na segunda ronda do torneio feminino de ténis de mesa.
Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Desporto

Notícias
M