Remo: Rumo ao Oriente

O remo português inicia hoje outro ciclo, depois de falhar a presença no Rio'2016

Em diploma em Londres’2012 (8º) abria boas perspetivas para no Rio’2016 a dupla Pedro Fraga/Nuno Mendes sonhar com melhor resultado. Mas ficou mesmo pelo sonho, porque não conseguiu o apuramento para o Brasil. Mas há que dar a volta, e dar a volta é apontar a Oriente... para daqui a quatro anos. "Vamos iniciar um novo ciclo, que passa por criar um sistema consistente para que os remadores portugueses, incluindo os femininos, participem com regularidade nas competições internacionais. É o iniciar do Projeto Tóquio’2010", destacou o treinador José Velhinho.

O técnico orienta a Seleção no Campeonato do Mundo, que começa hoje na Holanda, e que será a rampa de lançamento para os próximos Jogos Olímpicos. A comitiva portuguesa é composta por oito remadores, onde se destaca Inês Oliveira, a competir em BLW1x em sub-23. Destaca-se pelo facto de fazer regressar o sexo feminino português aos Mundiais, de onde estava ausente há vários anos. E é por ela (18 anos) que passa o futuro do remo português. Por ela, por Dinis Costa (BLM2x) – disputam em Roterdão a primeira competição no escalão sub-23, sendo que Costa fará equipa com o irmão Afonso Costa –, e ainda pelo BLM4x de Diogo Coelho, João Oliveira, Diogo Amaral e Pedro Menezes, também em sub-23. Em elites, destinada a embarcações não olímpicas, por força do Rio’2016, a representação nacional estará a cargo do LM2 Nuno Coelho e Jorge Carvalho, que aponta à final, após o 6.º lugar no Europeu e um 7.º e 8.º em Taças do Mundo.

Ausentes

Pedro Fraga e Nuno Mendes, que têm sido o ‘rosto’ mais visível da modalidade nos últimos anos, não competem em Roterdão. "Fizeram a época toda em função do apuramento olímpico, agora estão em fase de descanso para depois começarem também eles a preparar o próximo ciclo olímpico", explicou José Velhinho.

Por Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de É de Homem

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0