A socialista Ana Gomes enviou, esta terça-feira, uma carta onde exige que as transferências do futebol português sejam investigadas. O documento, que inclui vários documentos da plataforma Football Leaks, fundada pelo pirata informático Rui Pinto, foi enviada a várias autoridades portuguesas e instâncias europeias. Segundo a, na altura, ainda eurodeputada a documentação demonstra uma "série de relações problemáticas entre o mundo do futebol e atividades criminais, como branqueamento de capitais, evasão fiscal e fraude".
Recentemente, Ana Gomes questinou o valor que o Atlético de Madrid pagou pelo jogador do Benfica João Félix, questionando se a transferência por valores tão elevados não seria um acaso de, precisamente "lavagem de dinheiro". Um assunto a que volta novamente na referida missiva, exigindo que seja feita "uma investigação ao obscuro mundo do futebol" e à transferência de jogadores de clubes portugueses para outros clubes europeus envolvendo "quantias de dinheiro escandalosas".
Para a agora ex-deputada, os documentos divulgados pela plataforma demonstram a existência de "bridge transfer [esquemas eventualmente fraudulentos] entre clubes e empresas offshore, incluindo algumas referidas no escândalo Panama Papers, para branqueamento de capitais. Ana Gomes defende aí que muitas das offshore são também usadas como meio para pagar salários a jogadores e evitar as tributações nos países onde estes exercem a sua atividade.
Deste modo, a socialista pede que seja feito o que é necessário para "acabar com a contínua impunidade do crime organizado no mundo do futebol e com o respetivo impacto perverso na integridade governamental nos estados-membros da União Europeia".
Carta q ontem enviei autoridades portuguesas, remetendo a enviada a instâncias europeias, alertando p/riscos #evasaofiscal e #branqueamento em contratos "bridge transfer" entre clubes futebol. Ñ podem pretender ñ saber! #footballleaks ?@RuiPinto_FL? https://t.co/rxWGACyOTH
A missiva foi divulgada pela própria Ana Gomes numa publicação nas redes sociais. Foi enviada a várias instâncias europeias, incluíndo comissário, diretor do Europol e do Eurojust, e também ao ministro das Finanças português, Mário Centeno, e à ministra da Justiça, Francisca Van Dunem. De acordo com o Público, a antiga eurodeputada enviou a documentação igualmente à Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, ao governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, à presidente do conselho de administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Gabriela Figueiredo Dias, e ao diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves.
Autor: Sábado
Minhotos terminaram o microciclo competitivo no primeiro lugar na tabela e com vários registos coletivos superados
Os dados da GoalPoint
Sem ter conseguido precaver saída do jovem extremo no mercado de verão, jovem promessa vai ter mais protagonismo
Já participou na sessão de trabalho de sexta-feira
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995