_
A FIFA apresentou, entre os dias 14 e 16, na Cidade do Futebol, o relatório de análise sobre o trabalho desenvolvido no futebol amador e semiprofissional em Portugal. Tomas Danilevivius, um dos autores do documento, não poupou elogios à FPF pelo seu "trabalho fantástico" neste ramo.
"Está a ser feito um trabalho fantástico pela FPF no que diz respeito à crescente participação nos escalões de base, relativamente ao número de agentes envolvidos por todo o país - governo, escolas, universidades, associações distritais, clubes e academias - e também pela forma como são geridas as competições de futebol amador. Por estas razões, o ecossistema do futebol é muito rico em termos de oportunidades dadas aos seus praticantes e nos diversos programas criados no País. Olhamos para os resultados da Seleção Nacional e deduzimos imediatamente a forte ligação entre o futebol de base e o futebol de elite. Em Portugal, há uma excelente interação entre estes níveis que oferece boas possibilidades de evolução aos jogadores da formação. É uma excelente surpresa esta ligação", considerou em declarações ao Canal 11.
Óscar Tojo, Diretor Técnico Nacional, respondeu aos elogios prestados e aproveitou para realçar que o trabalho desenvolvido pela FPF nesta área não é somente aplicado no futebol, "mas também no futsal e no futebol de praia".
"Temos um trabalho detalhado não apenas em relação ao número de praticantes mas também sobre as instalações desportivas que gerimos. São dados importantes que estamos a trabalhar para depois tomarmos decisões. Em termos gerais, diria que estamos num caminho positivo. Estamos a fomentar o gosto pela prática e a ter em conta as caraterísticas dos praticantes com que trabalhamos desde os cinco, seis anos. Esse é outro dos nossos objetivos: podermos implantar um programa nacional que, junto das associações e escolas, possam atrair estes jovens praticantes, masculinos e femininos, para a prática da modalidade", frisou.
Como um dos oradores do evento, que visava proporcionar uma reflexão sobre possíveis melhorias para o futuro do futebol base, Óscar Tojo destacou também a importância dos dados do relatório para o futuro do desporto português: "Estes dados apresentados no relatório da FIFA, servirão também para nos ajudarem na definição dos futuros planos estratégicos da estrutura técnica, bem como para um melhor enquadramento no Congresso do Futebol, que irá acontecer nos dias 30 e 31 de Janeiro".
Autor: C.S.
Acompanhe as incidências do jogo referente à ronda 18
Avançado brasileiro volta a ser decisivo
Treinador da equipa da Liga 3 prefere desvalorizar, para já, o duplo embate com o Torreense
Decisão visa dar mais tempo aos jogadores para recuperarem do desgaste físico do clássico com o FC Porto
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos