Paulo Futre é anterior à era das apostas online. No seu tempo, o match-fixing assumia a forma clássica: arranjos entre clubes com vista a resultados desportivos. Um fenómeno recorrente nas últimas jornadas dos campeonatos, quando uma equipa já só está a cumprir calendário e outra ainda luta por objetivos. A primeira é persuadida pela segunda para facilitar. Futre passou por uma situação destas quando era capitão do Atlético Madrid.
Última jornada da época 1990/91: os colchoneros, já com a situação resolvida, deslocaram-se ao campo do Espanyol, que precisava de pontuar para não descer. “Quando já estávamos no hotel, em Barcelona, o presidente Jesus Gil y Gil vem ter comigo e diz-me: ‘Não podemos ganhar hoje. Diz aos teus colegas para não correr.’ Foi a única vez que me aconteceu uma coisa destas”, lembra. Gil y Gil explicou que tinha chegado a acordo com o seu homónimo do Espanhol: não vencia o jogo e recebia um jogador na época seguinte. Futre recusou-se: “Assim não quero jogar. Vai tu dizer-lhes isso”, terá respondido. E Gil y Gil foi. Antes do pontapé de saída, o presidente entrou no balneário e disse à sua equipa que não podia ganhar.
O Atlético perdeu 3-1 e o Espanyol manteve-se na primeira divisão. “Nesse jogo fiquei no banco e nem sequer entrei”, recorda o antigo capitão do Atlético. “Os meus companheiros não se atreveram a criticá-lo [Gil y Gil]. Era ele quem pagava os salários e ameaçou todos, dizendo que não pagava e que os despedia se não concordassem. Além disso, para nós, aquele jogo já não contava para nada.”
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Jogador do Benfica no Mundial Sub-20
Os dados da GoalPoint
Luis Suárez também assustou após um sprint e Trincão regressou com marcas no braço esquerdo
Publicação francesa deu conta das pontuações finais do prémio
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º