_
Os antigos árbitros portugueses Paulo Pereira e Pedro Henriques enalteceram a prestação de João Pinheiro no Mundial'2026, considerando que o internacional luso reforçou o seu estatuto e deu um passo importante para se afirmar no panorama internacional.
Paulo Pereira destacou o facto de João Pinheiro ter dirigido três encontros na competição, permanecendo entre os árbitros disponíveis até à fase derradeira do torneio, apesar de não ter sido escolhido para os últimos jogos.
"Claramente, o João Pinheiro, só o facto de ter arbitrado três jogos já é extraordinário. Houve a esperança que ele estivesse envolvido num dos jogos do terceiro e quarto lugar ou da final, infelizmente vai ficar de fora, mas fez um percurso extraordinariamente positivo", avaliou.
O antigo árbitro salientou ainda a relativa juventude de João Pinheiro no quadro da elite internacional e a menor experiência acumulada nesse patamar comparativamente com outros árbitros presentes na competição.
"Não nos podemos esquecer que o João Pinheiro é dos mais novos que está neste Mundial, é dos que há menos tempo faz parte da elite da arbitragem europeia. Portanto, ter conseguido fazer três jogos é extraordinário", afirmou.
Para Paulo Pereira, a presença prolongada do árbitro português entre as opções da FIFA confirma a avaliação positiva do seu desempenho.
"Foi uma participação extraordinariamente positiva para o João Pinheiro e que dignifica, claramente, a arbitragem portuguesa", concluiu.
Pedro Henriques também valorizou o percurso do compatriota, destacando não apenas os três encontros dirigidos, incluindo um dos quartos de final, mas também as avaliações recebidas ao longo da prova.
"Não é só os três jogos, são também as três notas positivas que ele teve, porque eles são avaliados por observadores internacionais", salientou.
O antigo internacional português considerou que eventuais polémicas em torno de decisões específicas não alteram a avaliação global feita pelos responsáveis da arbitragem.
"Uma coisa é os casos que o público acha que ele teve, outra coisa é a maneira como a FIFA e os seus observadores que dão notas fazem o relatório. Ele teve três notas positivas", frisou.
Pedro Henriques acredita que o desempenho no Mundial reforça significativamente a posição internacional de João Pinheiro, que já tinha dirigido a Supertaça Europeia e uma meia-final da Liga dos Campeões.
"Ele, neste momento, deu um passo muito importante e decisivo e, se as coisas continuarem a correr bem, no próximo Europeu lá estará, provavelmente", perspetivou.
O antigo árbitro acredita ainda numa presença regular do português nas fases decisivas das provas europeias nas próximas temporadas.
"Vamos ter sistematicamente o João Pinheiro na Liga dos Campeões, que é uma grande montra", antecipou, considerando que a continuidade do árbitro na elite também poderá facilitar a progressão internacional de outros portugueses.
"Foi uma prestação positiva nos três jogos que fez. Dignificou o país e vai ter um futuro fantástico nos próximos anos internacionais", concluiu.
Por Lusa