Nem vermelho nem amarelo: pais de jogadores dos escalões jovens podem agora ver cartão... preto

• Foto: Facebook Federação Romena de Futebol

A Federação Romena de Futebol (FRF) aprovou esta sexta-feira a implementação do cartão preto em todos os jogos de futebol juvenil (sub-7 até sub-16), uma medida que pretende combater o bullying e a pressão exercida por pais e espectadores nas bancadas dos encontros.

Este procedimento acontece quando o árbitro da partida observa comportamentos inadequados de pais ou espectadores, podendo também ser alertado por outros elementos da equipa de arbitragem.

PUB

Segundo o comunicou a FRF no seu site oficial, quando estes casos sucedem, existem três etapas:

Etapa 1- Aviso:

O árbitro interrompe temporariamente a partida e pede aos treinadores que falem diretamente com os espectadores ou pais para que as confusões cessem imediatamente. Onde houver sistema de som, anúncios também serão feitos aos espectadores.

PUB

Etapa 2 - Suspensão temporária da partida 

Se o comportamento persistir, o árbitro suspenderá a partida por 10 minutos e encaminhará as equipas para os balneários. Durante esse período, os treinadores tentarão novamente contornar esses deslizes causados pelos espectadores.

Etapa 3 - Exibição do Cartão Preto 

PUB

Se, após o reinício do jogo, o comportamento abusivo persistir, o árbitro mostrará o cartão preto, o que dita o fim do encontro permanentemente e não poderá ser reiniciado.

As situações em que poderá ser mostrado este cartão preto também são bem explícitas e a FRF enumera-as em: 

PUB

Já em 2024, a FRF mudou o regulamento disciplinar, para combater o abuso por parte de treinadores das camadas jovens, com multas a rondar os 2 mil e os 4 mil euros, e uma suspensão da licença entre 1 a 3 anos. 

Por Record
3
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Notícias Mais Vistas
PUB