Tolerância zero para pressões

Conselho de Arbitragem está atento a todas as declarações públicas e vai tomar medidas

• Foto: Arquivo/José Moreira
PUB

As constantes guerras de palavras no futebol português não passam ao lado do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol, especialmente quando visam os juízes. Esse é um fenómeno que já se verificou na temporada passada e continua intensificar-se em 2018/19, com o V. Guimarães a criticar os árbitros, enquanto Benfica e FC Porto vão trocando ‘tiros’. Ora, Record sabe que o CA está atento às declarações públicas dos agentes de futebol e considera inadmissível qualquer tipo de pressão, venha de onde vier.

Quando se verificar algum tipo de tentativa de condicionar as arbitragens com críticas, o organismo presidido por José Fontelas Gomes não vai deixar passar este tipo de comportamento em claro. O nosso jornal apurou que o CA irá mesmo recorrer aos meios que tiver ao seu alcance sempre que for colocado em causa o bom-nome e a honra dos árbitros.

Além de não tolerar essa atitude perante as equipas de arbitragem, o Conselho de Arbitragem também vai acompanhar as situações mais tensas com insultos entre clubes que prejudicam o ambiente no futebol, mesmo que os árbitros não surjam na ‘conversa’. Se isso acontecer, os meios devidos são acionados.

Certo é que, mesmo com apenas duas jornadas decorridas, Record sabe que os árbitros estão descontentes com as críticas de alguns agentes desportivos e com a forma como o seu trabalho já foi colocado em causa neste início de temporada. No entendimento dos árbitros, os clubes continuam, tal como aconteceu noutras alturas, a refugiar-se nas arbitragens para desculpar erros próprios a nível desportivo.

Clubes receberam carta

Refira-se que o CA fez questão de enviar, antes do início da época, uma carta a todos os clubes, na qual reconhecia a responsabilidade das equipas de arbitragem, mas também a pedir para que os próprios clubes moderassem a sua forma de estar e comunicar.

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário
PUB