A explicação de Cosme Machado para o erro de Alvalade

Decisão pode valer nota muito negativa ao árbitro de Famalicão

• Foto: Paulo Calado

Cosme Machado entendeu, na sua visão, que João Real estava suficientemente distante de Ewerton para considerar que não teve interferência direta no lance, seguindo uma indicação técnica que os árbitros têm definida para este tipo de lances. Se houver uma distância razóavel entre dois jogadores e um deles não entrar em contacto com a bola, considera-se que, para efeitos de fora-de-jogo, não é considerada a posição do primeiro. Terá sido por isso que Cosme Machado teve uma análise diferente da do seu auxiliar Alfredo Braga, um dos mais experientes árbitros assistentes, que até já teve o estatuto de internacional. Compete agora também ao observador do árbitro verificar se este agiu bem ou mal embora não subsistam dúvidas sobre a decisão tomada, que pode valer ao árbitro de Famalicão uma nota muito negativa.

Cosme Machado, de 40 anos, está na 1.ª categoria desde 2005 e a opinião generalizada no meio da arbitragem é que desde que aqui chegou "tem sido sempre a cair" embora vá conseguindo manter-se no escalão máximo, mesmo depois de em 2008, durante o julgamento do processo originário do Apito Dourado, ter protagonizado um episódio caricato. Em sede de audiência, quando interrogado na qualidade de testemunha, o árbitro reagiu assim a uma referência do procurador sobre o facto de ser conhecido por Colina, devido ao facto de ser careca, tal como árbitro italiano. "Não, o Colina é que é conhecido por Cosme", respondeu, para depois ser perentório na análise, através de vídeo, de uma decisão sua num jogo do Gondomar, considerando, perante a estupeção geral, que marcara bem um fora-de-jogo num lance iniciado com um lançamento de linha lateral. No dia seguinte, Cosme Machado fez chegar ao tribunal uma declaração escrita na qual se penitenciava pelo seu erro, alegando que pensara que a bola raspara na perna de um jogador do Paredes antes de ser rematada para a baliza.

Cosme Machado é o mais famoso adepto do Cabeçudense, clube de Famalicão, sediado em Cabeçudos, a sua terra.

Por Eugénio Queirós
15
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Arbitragem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.