Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
José Borges salientou que estas bodycams vão ser utilizadas, para já, "a título experimental, para se ver o impacto, resultado e mais-valia que possa ter para a arbitragem"
Seguir Autor:
O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) disse esta segunda-feira à Lusa esperar que a utilização de câmaras corporais por parte destes profissionais possa "ajudar" ao seu trabalho.
"Mais do que o clima que se tem vivido nos últimos tempos, entendemos que pode ser uma medida, uma ferramenta, que possa vir ajudar o trabalho dos árbitros", declarou José Borges, em declarações à Lusa.
Os árbitros dos jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal, fase da competição que arranca quarta-feira, vão usar câmaras corporais pela primeira vez nas competições nacionais, a título experimental, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
José Borges salientou que estas bodycams vão ser utilizadas, para já, "a título experimental, para se ver o impacto, resultado e mais-valia que possa ter para a arbitragem", mas, por enquanto, a nível "interno".
"Os árbitros estarão sempre abertos a tudo o que seja implementado para a ajuda do trabalho dos árbitros", reforçou.
Para a APAF, as imagens podem ajudar, caso a implementação seja mais abrangente, "como uma ferramenta para que as pessoas percebam a dificuldades e a razão de algumas decisões", seja pelo ângulo ou posicionamento do juiz.
Por outro lado, também os árbitros podem "utilizar estas imagens para emendar posições, procurar alternativas, e melhorar o desempenho".
José Borges notou ainda que o Conselho de Arbitragem da FPF "abordou a APAF e os árbitros" quanto à aplicação da medida.
A FPF assinalou que a utilização de 'bodycams' "poderá estender-se a outras competições nacionais" - sem indicar quais - e abre "um novo capítulo na relação entre arbitragem, tecnologia e espetáculo desportivo", colocando Portugal numa "posição de vanguarda no futebol europeu".
Entre os jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal, destaca-se a visita do Sporting, detentor do troféu, ao estádio do Santa Clara, na quinta-feira, no mesmo dia em que o FC Porto recebe o Famalicão, enquanto o Benfica, recordista de títulos, com 26 troféus, joga no recinto do Farense, na quarta-feira.
Antigo árbitro internacional espanhol avalia lances de arbitragem do Casa Pia-Benfica
A atuação de Hélder Carvalho em análise
Antigo árbitro internacional espanhol avalia lances polémicos da 28.ª jornada da Liga Betclic
Conselho de Arbitragem tinha enviado as notas corretamente mas estas acabaram por sair inicialmente truncadas
Antigo selecionador da Roménia morreu esta terça-feira, aos 80 anos
Jogador foi internado após jogo da Colômbia há nove dias e ainda não recuperou em pleno
Dragões venceram o Sp. Braga na final do torneio destinado a equipas sub-12
Treinador luso tem feito um bom trabalho ao leme do Universitatea Craiova