Apito de Soares Dias parece um tiro

Árbitro do Benfica-FC Porto

• Foto: Hélder Santos

Artur Soares Dias esteve há pouco mais de uma semana no Chipre no curso de inverno para árbitros da UEFA, no qual marcaram presença apenas 15 dos 50 árbitros de categoria 1, ao lado dos 25 do quadro de elite, ao qual o árbitro português de 36 anos aspira. Nessa ação sobretudo teórica, o árbitro do clássico de amanhã não teve, por isso, oportunidade de usar o seu apito, um Molten Whistle Valkeen, capaz de produzir 125 decibéis, uma nível de ruído no intervalo entre a descolagem de um jato e o som de uma deflagração de uma arma de fogo. Um pequeno objeto sempre importante num jogo e de custo relativamente baixo, pois pode ser encomendado por 50 euros.

Na Luz, Artur Soares Dias vai usar também umas chuteiras talismã. São as Adidas que calçou no ano passado durante o Mundial de sub-20 que decorreu na Nova Zelândia, a competição internacional mais importante na qual esteve presente na sua carreira.

Na preparação para o clássico, o árbitro, que é filho de um antigo juiz de campo, Manuel Soares Dias, não alterou muito os seus planos. Ontem, por exemplo, fez um treino ‘durinho’ na Maia, onde está o centro de treinos dos árbitros profissionais. Hoje voltará a fazer trabalho de campo de manhã mas já com menos intensidade, viajando para Lisboa ao fim do dia. Amanhã, antes do almoço, será a vez de receber os delegados da Liga e os delegados da equipa, no hotel onde a equipa de arbitragem vai dormir, para a habitual reunião preparatória.

Por Eugénio Queirós
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Arbitragem

Penáltis no centro

Houve vários lances complicados dentro da área na primeira jornada do campeonato

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.