Árbitros ainda não retiraram ‘greve’

Pedido de dispensa entregue há 20 dias mantém-se válido para a próxima jornada

• Foto: Rui Minderico

Os árbitros da primeira categoria ainda não retiraram o pedido de dispensa aos jogos do próximo fim de semana, apresentado há 20 dias em protesto contra o clima de suspeição que se vive no futebol português. A 15ª jornada da Liga NOS começa já na sexta-feira, com o Paços de Ferreira-Boavista. A menos que sejam retirados os pedidos de dispensa, o Conselho de Arbitragem (CA) poderá não ter árbitros disponíveis para nomear.

A decisão de pedir dispensa seguindo o prazo regulamentar de 20 dias foi tomada pelos árbitros a 22 de novembro, após uma reunião em Fátima com José Fontelas Gomes, presidente do CA. No dia anterior, 74 dos 76 juízes (incluindo assistentes e estagiários) tinham decidido apresentar o pedido de dispensa com efeitos imediatos, mas acabaram por recuar nessa intenção e fizeram-no ao abrigo do que está previsto no Regulamento de Arbitragem. Os 20 dias cumprem-se esta semana e terão efeitos nos jogos profissionais do fim de semana, pois a Taça de Portugal é uma prova não profissional.

Na altura, os árbitros prometeram que só iriam retirar os pedidos de dispensa se, nestes 20 dias, não se verificassem "insinuações, da parte de clubes e agentes desportivos, que coloquem em causa a honra e o bom-nome dos árbitros", como se podia ler no comunicado divulgado pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF). Eram abrangidos por esta regra "dirigentes, treinadores, jogadores e demais funcionários, os meios de comunicação próprios e aqueles que promovem nas redes sociais".

É de esperar que haja, até amanhã, uma tomada de posição definitiva da parte da APAF e dos árbitros. Se acabarem por retirar o pedido de dispensa, então tudo voltará à normalidade. Caso se mantenham inflexíveis na intenção de prosseguir com a ‘greve’, então poderá haver mais um caso no futebol português.

Por Sérgio Krithinas
4
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Arbitragem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.