Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Árbitros derrotam Pedro Proença

TAD negou recurso à Liga, que queria punir juízes por não terem usado logótipo da prova

Árbitros tomaram posição de força
Árbitros tomaram posição de força • Foto: Vítor Chi

Os árbitros não podem ser punidos se tirarem o logótipo da Liga do equipamento de jogo. Foi esta a deliberação do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que negou provimento ao recurso da Liga, que queria ver os juízes punidos por não terem usado o emblema da competição na 12ª jornada da época passada, entre 24 e 27 de novembro.

Na altura, serviu como forma de protesto face ao clima que se vivia no futebol português, mas gerou controvérsia, com o Conselho de Disciplina da FPF a mandar abrir um inquérito precisamente no dia 27 de novembro. A 30 de janeiro, a Comissão de Instrutores da Liga decidiu que os atos eram merecedores de processo disciplinar para todos os árbitros que tinham seguido essa prática, mas a 14 de fevereiro chegou a decisão que agora foi sustentada pelo TAD. O CD da FPF ordenou a arquivação do ‘caso’, afirmando que não havia fundamentos para existir um processo disciplinar,

Perante esta situação, a Liga recorreu à TAD, a última instância, com alegações de que existe um equipamento oficial aprovado para os árbitros e que o ‘badge’ faz parte do mesmo. Por essa razão, o trabalho do TAD foi apurar se estas afirmações eram válidas ou não. Pois bem, no acórdão pode ler-se que em nenhum regulamento da Liga ou da FPF existe um conceito concreto de equipamento oficial aprovado. Ou seja, o TAD considera não haver motivo para qualquer tipo de processo disciplinar e valida a atuação do CD da FPF.

No recurso interposto pela organismo liderado por Pedro Proença, a Liga menciona o acordo que fez com a APAF para exploração da manga da camisola, mas o TAD explica que se trata de uma questão publicitária e que só envolve as mangas, sem haver referência ao badge no contrato.

De resto, diga-se que, com quatro jornadas desta edição do campeonato concluídas, nenhum árbitro entrou em campo com o logótipo da Liga.

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Arbitragem

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M