Árbitros e jogadores: afinal até são amigos

15º Encontro Nacional de Jovens Árbitros

• Foto: Fernando Ferreira

Junta-se dois jogadores e dois árbitros e até se pode pensar que a coisa vai acabar com discussão, mas afinal... nada disso. Pizzi, Paulo Futre, Fábio Veríssimo e Duarte Gomes estiveram numa palestra do 15º Encontro Nacional de Jovens Árbitros. No essencial concordaram sempre: defendem o respeito dentro de campo e preferem a pressão de grandes espetáculos em estádios cheios.

Futre apresentou-se como o "inimigo público número 1 dos árbitros". E recordou que, sobretudo no Atlético Madrid, tinha a fama de ‘piscineiro’. Nada que, como disse mais tarde, o tivesse impedido de criar relações de amizade com vários –até tem a camisola que Pedro Proença vestiu na final da Champions que apitou.

Pizzi assumiu que, por vezes, se excede nos protestos com os árbitros, mas os insultos "ficam quase sempre para dentro". Junto a ele estava um árbitro que, por ironia do destino, até lhe mostrou um amarelo recentemente e por protestos. Mas Fábio Veríssimo garantiu que a relação que tem com o médio do Benfica, assim como com quase todos os jogadores, é de respeito. Duarte Gomes, que já pendurou o apito, recordou alguns momentos difíceis, como uma agressão sofrida no início da carreira, mas não tem dúvidas: dedicar 25 anos a esta vida valeu a pena.

Encontro junta mais de 100 jovens

O 15.º Encontro Nacional de Jovens Árbitros, organizado pela APAF, decorre neste fim de semana na Cidade do Futebol e conta com a presença de 105 jovens árbitros com 18 anos ou menos. Pela primeira vez, estão representadas as 22 associações distritais e até há um jovem da Austrália a participar no curso. A cerimónia de abertura contou com as presenças de Pedro Proença (Liga), José Gomes (Conselho de Arbitragem), Pedro Dias (FPF), Vítor Pataco (IPDJ) e Paulo Vistas (CM Oeiras).

Por Sérgio Krithinas
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Arbitragem

Ronda sem dramas

V. Guimarães-Sporting teve um erro, embora a 7.ª jornada tenha decorrido sem polémicas

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.