Ressalvou, no entanto, que é "preciso ter paciência" e dar "oportunidade" aos jovens árbitros
O antigo árbitro internacional Artur Soares Dias sublinhou este domingo à Lusa que o futuro da arbitragem nacional está "salvaguardado", ressalvando, ainda assim, que é "preciso ter paciência" e dar "oportunidade" aos jovens árbitros.
"Tendo em conta a quantidade de jovens árbitros que aqui estão hoje, a arbitragem está salvaguardada. Há que dar-lhes oportunidades e ter paciência, à semelhança dos jovens jogadores que no início vão errar mais do que acertam. Há que os formar para amanhã serem melhores e mais bem-sucedidos", asseverou à margem do 23.º Encontro Nacional do Árbitro Jovem, promovido pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), em Óbidos, e no qual foi um dos oradores.
Relacionada
O antigo 'juiz', de 45 anos, foi um dos mais requisitados para as fotografias após a conferência "No topo do Mundo", uma das várias iniciativas que decorrem durante o fim de semana, e referiu que o "importante é a valorização de uma carreira" que considera ter sido "longa" e que "foi fruto de muito esforço, dedicação e empenho".
Questionado sobre a mudança de paradigma na forma como é encarada a figura do árbitro, Soares Dias destacou o momento que marcou recentemente o fim de carreira do árbitro Nuno Almeida - foi 'brindado' com 'guarda de honra' e muitos aplausos -, acrescentando que "em Portugal tarda em acontecer comportamentos desse tipo", mas mostrando-se otimista de que a "valorização da cultura desportiva vai acabar por ocorrer".
Já sobre o futuro e uma eventual candidatura à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o ex-árbitro referiu que é "desrespeito" falar na "sucessão".
"O dia de amanhã ninguém sabe, mas é um desrespeito quando alguém está no ativo com excelentes desempenhos, como é o caso do Pedro [Proença], estar a falar na sucessão", ripostou, já depois de ter sublinhado que "Pedro Proença é um bom exemplo de um trabalho fantástico que realizou, não só como árbitro, mas também como dirigente".
Equipa de arbitragem portuguesa nomeada pela UEFA
Conselho de Arbitragem da FPF divulgou notas dos juízes que apitaram a 3ª jornada da 1ª e 2ª Ligas
As comunicações entre árbitros nos principais lances de arbitragem da 3.ª e 4.ª jornadas da Liga Betclic e Liga Meu Super
Duelo entre o Benfica e o Torreense no domingo
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense