Especialista em vídeo-arbitragem vai ajudar Portugal

Diretor técnico do IFAB será consultor do Conselho de Arbitragem da FPF

• Foto: FPF

A arbitragem portuguesa vai contar com um 'reforço' de peso. David Elleray, diretor técnico do International Board (IFAB) e um dos principais especialistas na área da vídeo-arbitragem, é o novo consultor do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Elleray já tinha estado no estágio dos árbitros da Categoria C1 no Luso, em julho, dando formação no que diz respeito ao VAR. Agora, irá acompanhar mais de perto a evolução desta nova ferramenta em Portugal.

"Baseia-se em algum do trabalho que fiz no Verão, com a ajuda que dei na preparação dos árbitros e dos VAR. É uma continuidade. Posso perceber a forma como os procedimentos do VAR estão a funcionar e dar um feedback a grupos de árbitros e aos árbitros individualmente, no que diz respeito à aplicação do protocolo VAR", explicou ao site da FPF.

Elleray aproveitou também para fazer um balanço daquilo que tem sido a estreia do vídeo-árbitro em diversos países, incluindo Portugal. Ainda há espaço para melhorar, mas o diretor técnico do IFAB está satisfeito.

"As pessoas às vezes esquecem-se que estamos na fase experimental e a testar coisas novas. Foram cometidos alguns erros, mas a evolução tem sido excelente. Há muitos países que querem o VAR e isso mostra que está a correr bem. Temos bons relatórios a chegar de Portugal, mas claro que há melhorias que podem ser feitas porque estamos numa fase muito inicial", rematou.

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Arbitragem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.