Fugas de nomeações de árbitros até podem vir de… motoristas

Record explica circuito que começa no Conselho de Arbitragem e segue para a Liga

Árbitro
Árbitro • Foto: Luís Manuel Neves

César Boaventura voltou a ‘acertar’ nomeações de árbitros em jogos da Liga, algo que aconteceu nos jogos de Sporting, FC Porto e Sp. Braga nesta 30ª jornada do campeonato. Ora, os minhotos, por exemplo, já consideraram esta "fuga" inaceitável, e a verdade é que, entre várias opções, até pode acontecer através de… motoristas. Record explica o ‘circuito’.

Vamos por partes, logo desde o início do processo. Segundo apurámos, o Conselho de Arbitragem começou, já no final da época passada, a enviar as nomeações o mais tarde possível para a Liga, precisamente para evitar que estas fossem conhecidas mais cedo. Aliás, a lista não é enviada toda junta, para haver menos tempo durante o qual as nomeações estão mais ‘expostas’. Os jogos de sexta e sábado, por exemplo, são enviados mais cedo, mas os de segunda-feira são um pouco depois. Regra geral, as nomeações são enviadas geralmente dois dias antes do jogo.

Ora, depois de a lista chegar à Liga, três fatores entram em jogo. Por um lado, há uma empresa contratada pela Liga que assegura motoristas para o transporte dos árbitros nos jogos e, assim sendo, acaba por poder saber qual a nomeação. Por outro, quando há estadias envolvidas, também a unidade hoteleira tem, naturalmente, conhecimento. Por fim, a marcação de viagens de avião – para Madeira e Açores, por exemplo – acaba por implicar saber a nomeação. Com isto em mente, os prazos de envio são sempre no limite para que toda a logística possa ser assegurada. 

No que diz respeito à 30ª jornada, como havia feriado e jogos na sexta-feira, houve uma remessa de nomeações enviada na quarta-feira, enquanto a nomeação do Benfica-Marítimo apenas seguiu na quinta-feira. Pode estar aí a explicação para, na conversa divulgada por César Boaventura, precisamente na quinta-feira, não constar o árbitro do jogo das águias.

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Arbitragem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.