Record explica circuito que começa no Conselho de Arbitragem e segue para a Liga
César Boaventura voltou a ‘acertar’ nomeações de árbitros em jogos da Liga, algo que aconteceu nos jogos de Sporting, FC Porto e Sp. Braga nesta 30ª jornada do campeonato. Ora, os minhotos, por exemplo, já consideraram esta "fuga" inaceitável, e a verdade é que, entre várias opções, até pode acontecer através de… motoristas. Record explica o ‘circuito’.
Vamos por partes, logo desde o início do processo. Segundo apurámos, o Conselho de Arbitragem começou, já no final da época passada, a enviar as nomeações o mais tarde possível para a Liga, precisamente para evitar que estas fossem conhecidas mais cedo. Aliás, a lista não é enviada toda junta, para haver menos tempo durante o qual as nomeações estão mais ‘expostas’. Os jogos de sexta e sábado, por exemplo, são enviados mais cedo, mas os de segunda-feira são um pouco depois. Regra geral, as nomeações são enviadas geralmente dois dias antes do jogo.
Relacionadas
Ora, depois de a lista chegar à Liga, três fatores entram em jogo. Por um lado, há uma empresa contratada pela Liga que assegura motoristas para o transporte dos árbitros nos jogos e, assim sendo, acaba por poder saber qual a nomeação. Por outro, quando há estadias envolvidas, também a unidade hoteleira tem, naturalmente, conhecimento. Por fim, a marcação de viagens de avião – para Madeira e Açores, por exemplo – acaba por implicar saber a nomeação. Com isto em mente, os prazos de envio são sempre no limite para que toda a logística possa ser assegurada.
No que diz respeito à 30ª jornada, como havia feriado e jogos na sexta-feira, houve uma remessa de nomeações enviada na quarta-feira, enquanto a nomeação do Benfica-Marítimo apenas seguiu na quinta-feira. Pode estar aí a explicação para, na conversa divulgada por César Boaventura, precisamente na quinta-feira, não constar o árbitro do jogo das águias.
Jogos da Liga Europa agendados para quinta-feira
Antigo árbitro internacional espanhol analisa lances polémicos da 13ª jornada da Liga Betclic
Partida da 6.ª jornada da Liga dos Campeões agendado para quarta-feira
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de Luís Godinho
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Glen De Boeck tinha 54 anos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado do Toluca brilha no México