Jorge Sousa apita final da Taça de Portugal

Árbitro portuense nomeado para o clássico no Jamor

Jorge Sousa é o árbitro escolhido para apitar a final da Taça de Portugal, agendada para este sábado, entre Sporting e FC Porto. O internacional, da AF Porto, vai assim dirigir a segunda final da prova rainha na sua carreira, depois de ter sido o eleito em 2013 para o Benfica-V. Guimarães (1-2). O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol só divulgou a nomeação no próprio dia do encontro, tal como fez para todas as eliminatórias da Taça de Portugal esta temporada e conseguiu evitar qualquer fuga  de informação durante toda a competição.

Aos 43 anos, Sousa é um dos árbitros mais experientes e credenciados da Categoria C1 Pro e chega a este encontro já com uma vasta experiência em clássicos. No total, já dirigiu 12 encontros entre grandes ao longo do seu percurso na arbitragem, sendo que conta com quatro deles entre Sporting e FC Porto. O registo apresenta duas vitórias leoninas, um empate e um triunfo dos dragões. Curiosamente, é o terceiro duelo entre estes dois clubes que apita na Taça de Portugal, sendo que o último foi a segunda mão das 'meias' da época passada, em Alvalade, com o Sporting a carimbar um lugar no Jamor (1-0, 5-4, pen.).

Já esta temporada, o portuense, que só começou a apitar em campo no final de janeiro após concluir a recuperação a um dos tendões de Aquiles, esteve em apenas um jogo do Sporting: vitória por 3-0 na receção ao Sp. Braga. No que diz respeito ao FC Porto, este será o quarto duelo dos azuis e brancos em 2018/19, depois de Moreirense-FC Porto (1-1), FC Porto-Benfica (1-2) e Sp. Braga-FC Porto (2-3).

Rui Costa como vídeo-árbitro

Como é sabido, a final da Taça de Portugal conta com a ação do vídeo-árbitro, um papel que fica a cargo de Rui Costa, enquanto Nuno Almeida e Paulo Soares serão os AVAR de serviço - dois em vez de um apenas como é habitual. Nas funções de assistentes vão estar António Godinho e Nuno Manso, enquanto Carlos Xistra será o quarto árbitro de serviço. Nota ainda para o facto de Paulo Vieira estar destacado como árbitro assistente de reserva.

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Arbitragem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0