Sandra Bastos já expulsou um jogador por... mandar um beijinho

Árbitra conta histórias curiosas da sua carreira

Sandra Bastos é uma das principais figuras da arbitragem portuguesa. A árbitra, de 38 anos, pertence à Elite da UEFA desde 2014 e apitou, por exemplo, a mediática final da Taça de Portugal da época passada, entre Sporting e Sp. Braga. No entanto, já houve tempos em que até lhe mandavam... beijinhos durante o jogo!

Numa conversa descontraída com a FPF, a árbitra da AF Aveiro abriu o jogo e mostrou o lado mais pessoal. "Estava no início da minha carreira e expulsei um jogador com duplo amarelo porque me enviou um beijinho. Depois, quando saiu, foi tomar banho e andou à volta do campo a mandar-me beijinhos. Quando cheguei ao carro tinha um papelinho com o número de telefone a dizer que era o menino do apito e do beijinho!", contou a árbitra.

Na verdade, Sandra Bastos até deu os primeiros passos como jogadora, mas foi a arbitragem a abrir-lhe as portas para o mundo do futebol. "Era jogadora de futebol e o meu pai era um bocadinho contra. A equipa desistiu por questões monetárias e o meu pai proibiu-me de continuar a jogar. Entretanto, houve um colóquio sobre arbitragem na escola e eu pensei que era uma boa maneira de voltar ao mundo do futebol. Tirei um curso de árbitros lá no liceu e havia o desafio de fazer o primeiro jogo. Nunca mais chamavam até que foi um jogo de infantis, com chuva torrencial. Nasceu aí a paixão pela arbitragem", sublinhou.

Daí para a frente, Sandra Bastos fez do futebol a sua vida por completo. Inspirada pelo pai, mas também por Jorge Sousa e Artur Soares Dias, a árbitra "numa fase final de um Mundial e numa final da Liga dos Campeões", até porque não consegue pensar noutra coisa.

"Adormeço a pensar em futebol, acordo a pensar em arbitragem. Estou a almoçar e a falar de arbitragem, por isso ocupa quase o meu dia todo. Até sonho com arbitragem! A minha mãe acordava-me quando eu trabalhava com os meus pais no café e eu dizia que não podia ir trabalhar porque estava a arbitrar um jogo. E estava a dormir!", rematou.

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Arbitragem

Notícias

Notícias Mais Vistas