VAR já ajudou a expulsar quatro

Vídeo-árbitro pode intervir em lances para vermelho

Um dos quatro principais pontos de ação do vídeo-árbitro está relacionado com os lances passíveis de expulsão. Pois bem, tanto os árbitros como os VAR têm mostrado atenção para essas jogadas e até já houve quatro expulsões que tiveram olho do vídeo-árbitro. A decisão nunca foi tomada pelo VAR, mas os juízes principais pediram ajuda ou foram aconselhados a ver as imagens, antes de tomarem a decisão de exibir o vermelho.

A primeira vez em que isso aconteceu foi no Boavista-Aves, da 4ª jornada, que terminou com um triunfo, por 1-0, dos axadrezados. Após cruzamento de Gauld, Derley atingiu Vagner na cara com o pé e começou por ver o amarelo, antes de pedir desculpa ao guardião da equipa do Bessa e o lance estar prestes a prosseguir. No entanto, foi nessa altura que João Capela foi ver as imagens e mudou a decisão para vermelho.

Na ronda seguinte, a história repetiu-se, mas com um enredo diferente. No duelo entre Marítimo e Rio Ave, uma entrada dura de Francisco Geraldes sobre Edgar Costa chamou logo a atenção de Bruno Esteves. O árbitro esperou, ouviu o que o vídeo-árbitro Bruno Paixão tinha para dizer, viu as imagens e decidiu expulsar o médio cedido pelo Sporting.

Mas a lista não fica por aqui. O encontro entre Chaves e Tondela, a contar para a 8ª jornada, teve outro caso semelhante, com Júnior Pius a pontapear William numa disputa de bola. A entrada imprudente de central beirão começou por valer um cartão amarelo, mas Bruno Paixão defendeu-se com as imagens do vídeo-árbitro e ‘sacou’ o vermelho. E a verdade é que bastou decorrer mais uma ronda para haver uma fotocópia. Na vitória do Feirense diante do Rio Ave (1-0), Marcão, central dos vila-condenses, derrubou João Silva e foi admoestado com um amarelo, antes de Rui Oliveira mudar a decisão.

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Arbitragem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0