Vídeo-árbitro verificou 991 situações na Liga NOS e mudou 28

Conselho de Arbitragem deu explicações e dados aos clubes que estiveram no encontro em Fátima

• Foto: Fernando Ferreira

O vídeo-árbitro (VAR) já verificou 991 situações ocorridas nos estádios da Liga NOS esta época. O número está num quadro que o presidente do Conselho de Arbitragem (CA), José Fontelas Gomes, apresentou aos representantes de 16 dos 18 clubes que compareceram à reunião desta quinta-feira em Fátima.

De acordo com tabela, a maior parte das análises foram a golos - o protocolo indica que todos os golos devem ser analisados, pelo que não surpreende que tenha havido 441 lances deste tipo visionados. Seguem-se as jogadas de cartão vermelho (297) e possível penálti (248), restando apenas 5 situações de possível troca de identidade dos jogadores.

Quanto a decisões revistas, o número é, naturalmente, bem inferior. Nas 17 jornadas até agora disputadas (153 jogos), houve 41 revisões, das quais 28 resultaram em decisão revertida. O que dá uma média de uma reversão a cada 5,46 jogos. Das revisões, 17 são referentes a golos, 10 a cartões vermelhos e 14 a penáltis.


De acordo com as informações divulgadas entretanto pela FPF, o CA (representado também pelo vice-presidente João Ferreira) recordou a filosofia do VAR ("mínima interferência, máximo benefício") e o conceito de erro claro da equipa de arbitragem, situação em que uma decisão deve ser revertida.

O CA apresentou exemplos de lances de competições internacionais e falou sobre alguns erros e dificuldades de aplicação/interpretação do projeto VAR. Depois, também justificou a escolha de árbitros C1 para a função de vídeo-árbitro e também se manifestou favorável à introdução de linhas de fora-de-jogo, desde que tal seja possível em todos os estádios e a tecnologia seja validada, uma das queixas de alguns clubes, o órgão federativo entende que cabe à organização da competição garantir os requisitos mínimos. 

Por Sérgio Krithinas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Arbitragem

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.