Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Treinador e 15 jogadores estão infetados com o novo coronavírus
Seguir Autor:
O Cova da Piedade enviou à Liga de futebol um pedido de ausência justificada ao jogo com o Estoril, devido ao surto da covid-19 no plantel, revelou hoje à Lusa uma fonte do clube da 2.ª Liga.
Pelo menos 15 jogadores dos piedenses estão infetados com o novo coronavírus e dois dos que tiveram resultado negativo no teste ao SARS-Cov-2 foram considerados como contactos de alto risco pela autoridade de saúde local, que após a realização do inquérito epidemiológico determinou a medida de isolamento para todo o plantel.
Relacionada
Segundo o parecer da Delegada de Saúde de Almada e Seixal, a que a Lusa teve acesso, este é "um surto de importância com profissionais sintomáticos que estiveram em contacto próximo e se encontra ainda em investigação", pelo que determinou que "a equipa não está em condições, neste momento, de assistir e realizar o jogo com o Estoril [Praia]" agendado para hoje, às 18:30.
No parecer enviado à Direção-Geral da Saúde e à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Lina María Hernánez refere também que "existe uma grande probabilidade de outros viram a positivar" e frisa que "todos [os jogadores] estiveram juntos no balneário até terça-feira", motivo pelo qual foi determinado o isolamento profilático de todo o grupo de trabalho piedense.
Contactado pela Lusa, o diretor desportivo do Cova da Piedade confirmou o pedido de ausência justificada e acusou a Liga de ser insensível aos argumentos do clube, tentando que o jogo se realize "a todo o custo", além de referir que o caso "já chegou à diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e à ministra da Saúde, Marta Temido".
"Tentei sensibilizar a Liga para a situação, mas deparei-me ao longo de todo o dia com uma postura intransigente de três pessoas colocadas pelo organismo para me dizerem que teríamos de jogar a todo o custo e que se não o fizéssemos perderíamos três pontos. Isto é manobrar o futebol e a vida das pessoas", acusou Edgar Rodrigues.
No pedido enviado à direção da Liga Portuguesa de Futebol, os piedenses sublinham que "todos os jogadores do clube se encontram colocados em isolamento profilático, daí decorrendo, como consequência, o cancelamento do jogo".
O clube afirma que a aplicação da derrota em caso de não comparência por "circunstâncias de todo imprevisíveis e não imputáveis" à sua conduta é um "incentivo à prática do crime de propagação de doença contagiosa" em alternativa à perda do jogo, que "neste caso serão três jogos, em razão do hiato temporal do isolamento profilático".
A SAD promete ainda "dar conhecimento às autoridades de Segurança Pública e de Saúde" da posição da Liga quanto à obrigatoriedade de comparência dos jogadores, decorrente do regulamento vigente, a fim de "recolher o seu parecer para os devidos e legais efeitos".
Pelo menos 18 elementos da estrutura de futebol profissional do Cova da Piedade estão infetados com o novo coronavírus, dos quais 15 são jogadores do plantel.
Dos 10 jogadores que apresentaram resultado negativo no teste ao SARS-Cov-2, dois foram considerados como contactos de alto risco por habitarem na mesma casa que outros elementos do plantel que se encontram infetados.
O isolamento profilático deverá impedir o clube da margem sul de se apresentar, pelo menos, nos próximos dois jogos da 2.ª Liga, frente ao Estoril (hoje), Benfica B (7 de novembro).
O Sporting blindou os seus principais ativos até 2030 com cláusulas milionárias
Espanhóis ficam à espera do vencedor do duelo entre França e Portugal
Clube do concelho de Loures disputa subida ao Campeonato de Portugal
Jogadores da equipa B, contratualmente gerida por dois empresários, foram postos na rua, por falta de pagamento
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1