Equipa especial do Ministério Público investiga 12 processos sobre futebol

Equipa constituída por duas procuradoras e uma procuradora-adjunta está a analisar casos que pertencem às comarcas de Lisboa, Porto, Braga, Santa Maria da Feira e Coimbra

Bola de Futebol
Bola de Futebol

A equipa especial de procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), criada com o objetivo de investigar crimes ligados ao futegol português, tem em curso 12 inquéritos, uma lista que não inclui o caso dos emails do Benfica, apensar do mesmo já ter sido avocado pelo DCIAP. Esta informação consta do despachado de acusação do pirata informático Rui Pinto, indiciado por ter espiado o próprio DCIAP como revelou a SÁBADO no passado mês de junho.

De acordo com o Jornal de Notícias, sete casos pertencem à comarca de Lisboa, dois à comarca do Porto, um a Braga, outro a Santa Maria da Feira e um outro a Coimbra - estão todos nas mãos da equipa composta por duas procuradoras e uma procuradora-adjunta. A equipa foi criada em abril de 2018 com o objetivo de concentrar e coordenar todas as investigações relacionadas com crimes praticados no futebol nacional. 

No caso dos emails do Benfica, em que os "encarnados" são acusados de terem criado uma rede de tráfico de influências para dominar o futebol português, caberá a esta equipa coordenar e fiscalizar a investigação, às quais já se juntaram outras investigações autónomas. 

Entre os 12 inquéritos em curso, encontra-se o jogo que colocou frente-a-frente Feirense e Rio Ave, em fevereiro de 2017, e sobre o qual recaem suspeitas de corrupção de jogadores. As apostas foram mesmo suspensas pela Santa Casa da Misericórdia. Também as ameças do diretor-geral do FC Porto, Luís Gonçalves, ao quarto árbrito de uma partida frente ao Sp. Braga estão a ser investigadas. Gonçalves terá dito a Tiago Antunes que a sua carreira ia ser curta e, no final da temporada, o árbitro foi despromovido. O Ministério Público de Braga abriu um inquéirito.


Por Sábado
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Futebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.