G15 solicita reunião urgente com o Governo para analisar estes três pontos

Pedido segue para Pedro Proença e visa um encontro com o Secretário de Estado João Paulo Rebelo

O G15 esteve reunido esta tarde, em Mortágua, e do debate mantido entre os clubes que se fizeram representar o ponto mais forte que emanou prende-se com a solicitação ao Presidente da Liga, com caráter de urgência, que agende uma reunião com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Nessa reunião com João Paulo Rebelo, o G15 far-se-á acompanhar de Pedro Proença e pretende ver analisadas as seguintes questões críticas:

- Apostas Desportivas. Realça-se que o G15 não discorda do regime legal em vigor, mas sim da interpretação do IPDJ em relação à receita que reverte a favor dos clubes da Liga Profissional. Entende-se ainda que tal interpretação é ilegal e contrária à intenção do legislador.

- Violência no Desporto. É urgente que a sociedade em geral e as instituições em particular passem a respeitar e a levar a sério a indústria do futebol e seus agentes (como os clubes). O regime legal em vigor é completamente desajustado, diminuindo os clubes e assumindo que a indústria do futebol é um problema para a segurança pública. Tal realidade tem de ser alterada, devendo legislar-se de forma a combater a violência de forma preventiva e por consequência proteger o futebol, clubes e demais agentes do desporto e engrandecer uma das mais importantes indústrias do país, ao invés de a desvalorizar.

- Seguros. Os clubes têm custos altamente elevados com os seguros, em parte devido ao regime legal em vigor, que protege interesses de quem visa acima de tudo lucrar com o infortúnio de alguns jogadores. É essencial rever o regime legal em vigor, e contendo uma forma equilibrada de proteger os atletas sem onerar em demasia os clubes. Sobre este tema, previamente à reunião com o Secretário de Estado do Desporto, o G15 pretende reunir com a APS (Associação Portuguesa de Seguros) e em conjunto com esta elaborar proposta de alteração ao regime legal em vigor, a apresentar depois ao Secretário de Estado do Desporto.

O G15 vai também iniciar conversações com grupos de clubes representativos dos principais campeonatos da Europa. Tal intercâmbio visa que à escala internacional seja criada uma força de representação que permita verter as propostas dos clubes em regulamentação para o sector.

Por Vítor Pinto e Pedro Malacó
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.