Liga portuguesa é a quarta pior da Europa

Média de golos por jogo penaliza futebol campeão europeu de seleções

• Foto: Hélder Santos

A liga portuguesa é a quarta pior da Europa na comparação da média de golos marcados por jogo, segundo um ranking de 31 campeonatos elaborado pelo Observatório do Futebol e atualizado por Record.

Com 2,33 golos/jogo, a Liga NOS só tem atrás a Grécia (2,25), Israel (2,13, correspondentes à fase regular) e a Rússia (2,01).
Ligas com menos golos por jogo

Entre os campeonatos mais goleadores estão a Suíça (3,3 golos por jogo) - o melhor de todos -, Suécia (3,01), Noruega (3), Espanha (2,9) e Chipre (2,88).
Ligas com mais golos por jogo

A liga espanhola distingue-se por liderar entre os Big Five, os cinco campeonatos europeus mais fortes do ponto de vista económico. Em Espanha marcam-se 2,9 golos em cada partida, contra 2,81 em Inglaterra, 2,8 em Itália, 2,76 na Alemanha e 2,58 em França.
A média de golos nas 'big five'

No total das 31 ligas analisadas, a portuguesa é a 28.ª classificada, atrás, por exemplo, de Sérvia e Roménia (2,38); Rep. Checa (2,39); e Ucrânia (2,46, na fase regular).

Os campeonatos de Brasil (fase regular) e Argentina estão longe dos valores revelados pela análise do Observatório do Futebol em relação à Europa. As equipas brasileiras marcaram 2, 41 golos por jogo e as argentinas ficam-se pelos 2,17. 

Mais golos, menos cartões

O Observatório do Futebol fez também uma correlação entre golos marcados e cartões mostrados nas ligas europeias e verificou que os níveis de indisciplina são superiores nos campeonatos com menos golos marcados. Aqui, Portugal está no 7.º lugar, com 5,16 cartões por jogo (4,9 amarelos e 0,26 vermelhos). A liga mais indisciplinada é a da Grécia, com 5,52 cartões/jogo (5,23/0,29).

O campeonato onde os árbitros mostram menos cartões por jogo é o norueguês - 2,93 (2,83/0,10) -, que é o terceiro mais goleador (média de 3 golos em cada partida).

Por António Varela
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Futebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.