Portuguesa campeã Mundial de Subbuteo

Carolina Villarigues brilha na Bélgica

Carolina Villarigues , de 19 anos, sagrou-se este sábado campeã Mundial feminina de Subbuteo-Futebol de mesa. A jogadora portuguesa bateu na final a alemã Vitoria Busing, por 3-0, adversária contra a qual perdeu (0-2) o seu único jogo, ainda na fase de grupos do Mundial que se está a disputar em Fremeries, Bélgica.

Depois dessa derrota na estreia, a portuguesa goleou a belga Amberley Drevreesse, por 5-0, e venceu 3-0 a outra atleta belga do grupo, Manon Willem. As duas vitórias permitiram a Carolina Villarigues jogar uma Barrage [n.d.r.: repescagem] na qual se apurou ao bater a italiana Giulia Brillantino, 2-1.

Nos quartos de final, vítória mínima sobre a francesa Audrey Herbaut (1-0) e o passaporte para a final ficou carimbado com triunfo sobre a italiana Eleonora Battitta (1-0). A final foi completamente dominada pela jogadora portuguesa, que vingou a derrota na fase de grupos e bateu Vitória Busing com um esclarecedor 3-0.

Derrota "para enganar"

Hino português até em torneios de subbuteo

No final da prova, Record falou com a atleta do Belenenses. "A derrota na primeira fase foi para a enganar", disse, em brincadeira, a nova campeã mundial, explicando de seguida como venceu a final: "Entrei calma e confiante, estar na final já era uma vitória mas correu tudo bem. O primeiro golo muito cedo deixou-me ainda mais tranquila e a alemã ainda mais nervosa. Foi dos meus melhores jogos de sempre, joguei concentrada e correu bem. Esta noite a taça vai dormir comigo."

Desde 2001, quando Carla Conceição venceu o Mundial disputado no Porto, que o Subbuteo feminino não conquistava um título para Portugal.

Sector masculino

Em masculinos, a Seleção Nacional não chegou tão longe. Sérgio Ramos, atleta do Bologna Tigers (Itália), vice-campeão Mundial há dois anos, chegou aos dezasseis-avos de final, perdendo com o italiano Luca Colangelo, por 2-4. Já em Sub-19, Afonso Pereira, do Tires, foi eliminado nos quartos-de-final pelo italiano Andrea Cicarelli (0-2).

No domingo, a Seleção Nacional disputa a prova por equipas. Os resultados podem ser seguidos no site da Associação Portuguesa de Subbuteo (APS): www.apsubbuteo.pt

Por Miguel Amaro
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol

Notícias

Notícias Mais Vistas