Vítor Pereira: «Cada vez sei menos de futebol»

Treinador do Shanghai SIPG participa no Fórum de Treinadores da ANTF, em Portimão

Vítor Pereira foi um dos participantes do Fórum de Treinadores da ANTF, em Portimão, esta terça-feira. O treinador, que está atualmente a orientar o Shanghai SIPG, na China, falou das dúvidas que o futebol lhe traz, da aprendizagem contínua e dos treinos.

Futebol: "Cada vez sei menos de futebol. Cada vez tenho mais dúvidas. Sempre andei de bloco na mão, toda a minha carreira fui eu a criar os meus próprios exercícios. Nunca recorri a um livro de futebol. E, atualmente, posso dizer que os meus exercícios são do mais simples que há." 

O "erro enorme": "O grande momento de aprendizagem na minha vida foi ter descido uma equipa de divisão [1860 Munique] e não os títulos que já conquistei na minha carreira. Se propuser ideias complexas a jogadores que não têm capacidade para me dar aquilo que eu quero, esse é um erro enorme. Mas erro pior era eu não ter aprendido com os meus erros. Outro conselho? Não se metam em buracos ou em coisas que saibam, à partida, que vão falhar. Não pensem que podem fazer milagres. Eu pensei e cometi um erro."

Da adaptação: "Na adaptação que faço do meu treino, não posso, por exemplo, tirar a capacidade ao Hulk de se expressar, de levar a bola, de explodir no ataque, de arrastar a equipa. É claro que o meu processo de jogo se baseia em jogar a um ou dois toques. Mas tive de aprender a adaptar o meu modelo aos jogadores que tenho no plantel."

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Futebol Notícias
Notícias Mais Vistas