Record

'Champions' é espetáculo garantido

Arranca hoje no Estádio do Viveiro, com seis clubes nacionais na fase de qualificação

• Foto: Rui Miguel Pedrosa

A Nazaré já era uma referência do futebol de praia, mas entre hoje e o próximo dia 4 de junho torna-se a capital da modalidade, com a realização da Euro Winners Cup.

O campeão nacional, Sporting, e o super-reforçado Sp. Braga – que conta com onze campeões mundiais nas suas fileiras –, estão entre os favoritos nesta ‘Champions’ da areia, troféu que reúne 64 equipas masculinas e 20 femininas no Estádio do Viveiro, recinto com capacidade para 1.600 lugares sentados.

A equipa da casa, o Sótão, também teve entrada direta no quadro principal. A partir de hoje, e até domingo, disputa-se a fase de qualificação, uma das novidades nesta edição de uma competição que se realizou nos últimos três anos em Catania, depois de um ano de estreia também em Itália, em San Benedetto del Tronto.

Casa do Benfica de Loures, V. Setúbal, Vila Franca do Rosário, Amigos da Paz, Nacional e Belenenses são os clubes nacionais que lutam por uma vaga no quadro principal, sendo apurados os sete vencedores dos grupos da fase de qualificação, além do melhor segundo.

Depois de ser 3º classificado nas edições de 2014 e 2016, o Sp. Braga aposta forte este ano, tendo contratado cinco brasileiros campeões do Mundo: Mão, Bruno Xavier, Catarino, Bokinha e Mauricinho. Se juntarmos Bruno Torres, Jordan Santos, Bruno Novo, Nuno Hidalgo, Léo Martins, Bê Martins e José Maria percebe-se que os Guerreiros têm "um plantel de sonho", tal como admite o técnico, João Marques. O Sporting, que também é favorito, estagia na Figueira da Foz, procurando a afirmação na Europa.

Gabino Renales, vice-presidente executivo da Beach Soccer Worldwide (BSWW), entidade organizadora do torneio, espera "dias de espetáculo". "As equipas estão fortes e é positivo ver tantas estrelas nas várias equipas. Isso torna este evento muito atrativo em termos competitivos", salienta o dirigente.

Município investe na promoção

Para o presidente da Câmara da Nazaré, a realização da ‘Champions’ integra-se na "estratégia de promoção internacional" do município. Walter Chicharro antevê um retorno para o tecido económico local "muito significativo", dado que as 84 equipas em prova (64 masculinas, juntando a fase de qualificação, e 20 femininas) vão trazer quase mil atletas ao concelho.

"Durante 10/12 dias, a Nazaré vai estar cheia, numa época do ano em que não era habitual. Queremos contrariar a sazonalidade e é nesse sentido que apostamos em grandes competições desportivas", explica o autarca. O Europeu de andebol de praia do ano passado, o Nazaré Challenge e o Capítulo Perfeito, na Praia do Norte, que geraram um retorno mediático na ordem dos 7 milhões de euros, comprovam-no. A realização da Euro Winners Cup é uma aposta forte, mas com precauções. "Assinámos um acordo válido por um ano, devido à realização das eleições autárquicas, mas a expectativa é que a prova se realize na Nazaré durante três anos", sublinha.

A vinda da prova para a Nazaré justifica-se, segundo a BSWW, pela "grande tradição da modalidade". "Estreamos um novo formato, com mais equipas, para alargar o leque de clubes e esperamos que os atletas e comitivas possam desfrutar da proximidade com a vila, da gastronomia e da hospitalidade dos nazarenos", antevê o ‘vice’ Gabino Renales.

Por Joaquim Paulo
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Futebol de Praia

Notícias

Notícias Mais Vistas

M