A França construiu este domingo o resultado mais robusto da primeira jornada da fase de grupos do Europeu de futebol feminino, batendo a Itália por claros 5-1, em Rotherham.
Este resultado, aliado ao empate verificado entre Islândia e Bélgica, coloca as gaulesas no comando do Grupo D do torneio que está a decorrer em Inglaterra.
Com uma equipa centrada em jogadoras do Paris SG e Lyon, a França não deu quaisquer hipóteses e já ganhava por 5-0 ao intervalo, abrandando depois a intensidade, o que a Itália aproveitou para atenuar a derrota. Grace Geyoro, nascida no Congo e naturaliza francesa, fez 'hat-trick'. A centro-campista do Paris SG marcou aos nove, 40 e 45 minutos.
Marie-Antoinette Katoto, também da formação parisiense, apontou o segundo da seleção gaulesa, aos 12 minutos, e Delphine Cascarino, do Lyon, fez o quarto golo da França, aos 38. O golo de 'honra' das transalpinas foi marcado por Martina Piemonte, aos 76 minutos.
Em Manchester, as islandesas foram as mais fortes na partida e saem do campo com evidente sentimento de insatisfação, até porque falharam uma grande penalidade. Aos 33 minutos, Berglind Thorvaldsdóttir atirou à figura da guarda-redes adversária, Nicky Evrard. Viria a 'redimir-se' aos 50, com um golo de cabeça.
Novo penálti, aos 67 minutos, mas agora a favor das belgas. Justine Vanhaevermaet foi eficaz no remate da linha de 11 metros, fixando o resultado.
Mais perigosas no jogo aéreo, as islandesas dominaram a partida, mas até estiveram muito perto de serem surpreendidas na parte final.
José Pina Ferreira insurge-se contra convite feito para participar na Liga BPI e posterior exclusão e deixa duras críticas a Pedro Proença
Mais uma grande iniciativa do nosso jornal
Micael Sequeira chamou 21 jogadoras para o duelo com a Roma da 1ª mão da 3.ª pré-eliminatória
Através de comunicado emotivo publicado nas redes sociais, portuguesa anunciou que teve "dores horríveis durante anos"
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Governo e Comités Olímpico e Paralímpico dão continuidade aos projetos aprovados a 17 de dezembro de 2024