Sapir Berman: Jogo de equipa portuguesa foi dirigido pela primeira vez por árbitra transgénero

Sapir Berman arbitrou jogo de futebol entre Portugal e Kosovo
• Foto: AP

A seleção portuguesa venceu (2-1) o Kosovo com reviravolta e iniciou da melhor forma o apuramento para o Campeonato da Europa sub-19 feminino, sendo que este encontro, disputado no Estádio Algarve, foi o primeiro de uma equipa portuguesa a ser dirigido por uma árbitra transgénero, no caso a israelita Sapir Berman.

Sapir, cujo nome de batismo era Sagi, anunciou que se sentia mulher em 2021, com 26 anos, e foi precisamente nesse ano que fez história ao Hapoel Haifa-Beitar Jerusalém, a contar para o campeonato israelita.

PUB

"Desde jovem que me vejo como mulher. Percebi que a sociedade não me aceitaria, não estaria do meu lado, então mantive-me assim este tempo todo", disse, naquele momento. Este facto viria a ser também assinalado pela Associação Israelita de Futebol, que deixou uma mensagem à juíza. "Este é o primeiro passo de uma longa e maravilhosa jornada. Sapir, estamos orgulhosos de percorrê-la contigo", pode ler-se.

Já este ano, concretamente em maio, Sapir Berman, agora com 31 anos, esteve no Irlanda do Norte-Montenegro, para as eliminatórias do Europeu feminino sub-17, e tornou-se na primeira transgénero a arbitrar uma partida internacional da UEFA.

"Quando os jogadores veem diversidade em campo, isso ajuda a normalizar a inclusão e envia uma mensagem clara de que o que realmente importa é talento", disse Sapir, cujo seu percurso de vida originou um documentário, que acabou por merecer, inclusive, um prémio de jornalismo em Israel.

PUB

1
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Futebol Feminino Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB