A seleção portuguesa venceu (2-1) o Kosovo com reviravolta e iniciou da melhor forma o apuramento para o Campeonato da Europa sub-19 feminino, sendo que este encontro, disputado no Estádio Algarve, foi o primeiro de uma equipa portuguesa a ser dirigido por uma árbitra transgénero, no caso a israelita Sapir Berman.
Sapir, cujo nome de batismo era Sagi, anunciou que se sentia mulher em 2021, com 26 anos, e foi precisamente nesse ano que fez história ao Hapoel Haifa-Beitar Jerusalém, a contar para o campeonato israelita.
"Desde jovem que me vejo como mulher. Percebi que a sociedade não me aceitaria, não estaria do meu lado, então mantive-me assim este tempo todo", disse, naquele momento. Este facto viria a ser também assinalado pela Associação Israelita de Futebol, que deixou uma mensagem à juíza. "Este é o primeiro passo de uma longa e maravilhosa jornada. Sapir, estamos orgulhosos de percorrê-la contigo", pode ler-se.
Já este ano, concretamente em maio, Sapir Berman, agora com 31 anos, esteve no Irlanda do Norte-Montenegro, para as eliminatórias do Europeu feminino sub-17, e tornou-se na primeira transgénero a arbitrar uma partida internacional da UEFA.
"Quando os jogadores veem diversidade em campo, isso ajuda a normalizar a inclusão e envia uma mensagem clara de que o que realmente importa é talento", disse Sapir, cujo seu percurso de vida originou um documentário, que acabou por merecer, inclusive, um prémio de jornalismo em Israel.
Sara Bermell diz que precisa de "parar"
Israelita esteve no Portugal-Kosovo, a contar para o apuramento para o Europeu sub-19 feminino
Seleção Nacional venceu o Kosovo por 2-1, no Estádio do Algarve
Seleção Nacional derrotou a Hungria por 1-0, na Cidade do Futebol
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Ex-futebolista de Benfica e do Sporting diz ter 'revolta brutal' por violação de regras na distribuição de recurso
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Ex-jogador disse em tribubal ter sentido uma "revolta brutal"
Presidente da FPF afirma ainda que Portugal é um dos favoritos à conquista do torneio