A antiga internacional e selecionadora alemã Steffi Jones, uma das embaixadoras do Euro'2024, considerou esta segunda-feira que o desenvolvimento do futebol feminino em Portugal "é exemplar", atendendo à dimensão do país.
"Assisti ao desenvolvimento da equipa portuguesa nos últimos anos e à forma como o treinador está a construir esta estrutura. São precisos cinco a 10 anos para isso. Penso que o que conseguiram é fenomenal", disse Steffi Jones, 111 vezes internacional pela Alemanha, que também já orientou.
A antiga defesa falou à margem da conferência de imprensa de Francisco Neto, selecionador português feminino de futebol, de apresentação da lista de convocadas para os dois primeiros jogos na Liga das Nações B de 2024/25, com a Bósnia-Herzegovina, em 5 de abril, e Malta, em 9 de abril.
"O que me impressiona mais é o apoio que toda a federação dá ao futebol feminino. É exemplar. Um país com a vossa dimensão está em sétimo no ranking masculino e em 21.º no feminino. Isto é extraordinário", salientou.
Steffi Jones defendeu que o Grupo 3 na Liga das Nações B, do qual faz parte também a Irlanda do Norte e que integra a qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, "é perfeitamente ultrapassável", considerando que Portugal "tem potencial" para se apurar para a fase final.
A antiga futebolista visitou a Cidade do Futebol, em Oeiras, na qualidade de embaixadora do Euro'2024, e não escondeu que gostaria de assistir a uma final entre Portugal e Alemanha, lembrando que a equipa das quinas vai jogar em Gelsenkirchen, cidade onde reside.
A seleção portuguesa está integrada no Grupo F do Euro'2024, em que vai defrontar Turquia, República Checa e o vencedor do caminho C dos playoffs (Geórgia ou Grécia).
A estreia no Europeu está marcada para 18 de junho, com os checos, em Leipzig, seguindo-se os duelos com os turcos, em 22 de junho, em Dortmund, e com o adversário a sair do play-off, em 26 de junho, em Gelsenkirchen.
O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.
Por LusaSporting joga esta quarta-feira em Alcochete 1.ª mão dos 'quartos' da Taça Europa com suecas do Hammarby
Leoas jogam esta quarta-feira 1.ª mão dos quartos-de-final com as suecas do Hammarby
Diana Gomes bisou no triunfo por 5-1
"Se é assim que querem promover o futebol feminino, não vale a pena estar a perder tempo", atira o presidente Ângelo Coelho a Record
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
De acordo com a imprensa espanhola, o caso terá ocorrido a 8 de fevereiro após uma saída noturna de um grupo de amigos
Carlo Alberto Brusa deu explicações à RMC Sport
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
Antigo médio alemão 'caiu' numa notícia falsa que tem circulado nas redes sociais
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£