A antiga internacional e selecionadora alemã Steffi Jones, uma das embaixadoras do Euro'2024, considerou esta segunda-feira que o desenvolvimento do futebol feminino em Portugal "é exemplar", atendendo à dimensão do país.
"Assisti ao desenvolvimento da equipa portuguesa nos últimos anos e à forma como o treinador está a construir esta estrutura. São precisos cinco a 10 anos para isso. Penso que o que conseguiram é fenomenal", disse Steffi Jones, 111 vezes internacional pela Alemanha, que também já orientou.
A antiga defesa falou à margem da conferência de imprensa de Francisco Neto, selecionador português feminino de futebol, de apresentação da lista de convocadas para os dois primeiros jogos na Liga das Nações B de 2024/25, com a Bósnia-Herzegovina, em 5 de abril, e Malta, em 9 de abril.
"O que me impressiona mais é o apoio que toda a federação dá ao futebol feminino. É exemplar. Um país com a vossa dimensão está em sétimo no ranking masculino e em 21.º no feminino. Isto é extraordinário", salientou.
Steffi Jones defendeu que o Grupo 3 na Liga das Nações B, do qual faz parte também a Irlanda do Norte e que integra a qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, "é perfeitamente ultrapassável", considerando que Portugal "tem potencial" para se apurar para a fase final.
A antiga futebolista visitou a Cidade do Futebol, em Oeiras, na qualidade de embaixadora do Euro'2024, e não escondeu que gostaria de assistir a uma final entre Portugal e Alemanha, lembrando que a equipa das quinas vai jogar em Gelsenkirchen, cidade onde reside.
A seleção portuguesa está integrada no Grupo F do Euro'2024, em que vai defrontar Turquia, República Checa e o vencedor do caminho C dos playoffs (Geórgia ou Grécia).
A estreia no Europeu está marcada para 18 de junho, com os checos, em Leipzig, seguindo-se os duelos com os turcos, em 22 de junho, em Dortmund, e com o adversário a sair do play-off, em 26 de junho, em Gelsenkirchen.
O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.
Por LusaAvançada de 19 anos marcou 3 golos na vitória do Sporting no Algarve, nova casa do Damaiense
Nova equipa feminina do clube aguarda que processos sejam concluídos pela AIMA
Primeiro triunfo de Ivan Baptista, que começou a perder mas conseguiu superar as estreantes
Treinador do Sporting espera deixar uma boa imagem no encontro frente ao Damaiense para a Liga BPI
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro