O Benfica venceu esta quarta-feira o dérbi de futebol feminino frente ao Sporting, por 4-2, garantindo assim o apuramento para a final da Taça da Liga, onde irá disputar o troféu com o Sp. Braga. As leoas entraram melhores no encontro, com a internacional portuguesa Ana Capeta a inaugurar o marcador aos 27 minutos, na sequência de uma bonita jogada ofensiva do Sporting. O Benfica viria a responder ainda na primeira parte, com Jéssica Silva a empatar a partida ao minuto 39, num lance em que a portuguesa aproveitou uma desatenção da defesa leonina para atirar para o fundo das redes da baliza adversária.
Na segunda parte, o Benfica entrou melhor e rapidamente deu a volta ao resultado. Kika Nazareth tirou proveito de um erro de Carolina Beckert - e do adiantamento de Hannah Seabert - para fazer o golo da noite, com um chapéu de belo efeito. Estava feito o 1-2 para as águias. Ana Capeta, sinal mais das leoas esta noite, voltou a aparecer e em apenas dois minutos anulou a vantagem das encarnadas, assinando o primeira 'bis' da noite. Contudo, a 'chuva de golos' ainda não tinha acabado. Ao minuto 58, Kika Nazareth também bisou, fechando com chave de ouro 8 minutos de jogo com três remates certeiros.
O Benfica está assim na final da competição, depois de levar a melhor sobre o Sporting no somatório das duas mãos (8-3).
90' - GOLO DO BENFICA, 2-4. Com poucos minutos em campo, Marta Cintra aumenta a vantagem das águias no dérbi. Na sequência do lance, as jogadoras do Sporting ficaram a reclamar um possível adiantamento da avançada brasileira encarnada.
90' - Mais uma substituição no Sporting: sai Diana Silva para dar lugar a Alícia Correia.
88' - Pauleta obriga Hannah Seabert a defesa aplicada na conversão de um livre direto.
85' - Mais substituições no Benfica: Saem Kika Nazareth e Ana Vitória e entram Andreia Faria e Marta Cintra.
81' - Substituições no Sporting: saem Carolina Beckert, Ana Teles e Ana Capeta para as entradas de Fontemanha, Vera e Inês Gonçalves.
77' - Kika Nazareth obriga Hannah Seabert a defesa apertada. A internacional portuguesa está a espalhar todo o seu perfume no relvado de Alcochete.
72' - Jéssica Silva e Andreia Norton saem para darem lugar a Nycole e Ucheibe.
68' - Catarina Amado vê cartão amarelo após entrada dura sobre Ana Borges.
66' - Sporting desconcentrado neste momento da partida. Má entrada na segunda parte deixou a equipa irreconhecível em comparação com o futebol apresentado nos primeiros 45 minutos.
58' - GOLO DO BENFICA, 2-3. Kika Nazareth bisa no dérbi e... rasga a camisola. Debilidades do Sporting na primeira fase de construção fundamentais para a reviravolta no marcador.
56' - Jéssica Silva fica a pedir penálti, mas árbitra mandou seguir o jogo.
53' - GOLO DO SPORTING, 2-2. Mais um golo em Alcochete! Ana Capeta bisa após uma grande iniciativa de Chandra Davidson pelo corredor direito.
51' - GOLO DO BENFICA, 1-2. Kika Nazareth aproveita um erro de Carolina Beckert e no adiantamento de Hannah Seabert colocou a bola por cima da guarda-redes com um chapéu de belo efeito.
45' - Começa a 2.ª parte do dérbi entre Sporting e Benfica (1-1).
Sporting e Benfica chegam empatados ao intervalo, num encontro com várias ocasiões de golo para as duas equipas. Hannah Seabert e Ana Capeta têm sido o sinal mais das leoas, que ainda lutam por uma vaga na final da competição. Já do lado encarnado, Catarina Amado e Jéssica Silva são as duas jogadoras que têm estado em melhor plano.
Triunfo por 4-1 na primeira mão da eliminatória deixa as águias confortáveis com este resultado.
45' - Bola entra na baliza do Sporting mas o jogo já estava pausado.
44' - Catarina Amado sobe bem pela direita, tira a adversária da frente e cruza para a cabeça de Ana Vitória. Já na área, de frente para a baliza, a brasileira atirou ligeiramente ao lado.
42' - Ana Seiça por pouco não coloca a bola na própria baliza na tentativa de cortar uma bola de Ana Capeta.
39' - 39' - GOLO DO BENFICA (1-1). Jéssica Silva empata a partida e deixa as águias novamente com três golos de vantagem na eliminatória. A avançada internacional portuguesa driblou duas adversárias, mas quando tentou o remate com o pé esquerdo falhou a baliza. Ainda assim, o esférico acabou por ficar nos pés de Andreia Norton, que cruzou novamente para o centro da grande área adversária. Nesse momento, Jéssica Silva resgatou a bola e atirou para o fundo das redes da baliza defendida por Hannah Seabert.
35' - Ana Vitória e Ana Borges veem o cartão amarelo.
33' - Ana Seiça tira o 'bis' a Ana Capeta em cima da linha de golo! Sporting muito perto de aumentar a vantagem, com Diana Silva a servir novamente a companheira.
31' - Hannah Seabert a sair muito bem da baliza para 'roubar' a bola a Jéssica Silva, que tentava receber um grande passe em profundidade de Kika Nazareth.
29' - Grande defesa de Hannah Seabert a evitar que Kika Nazareth fizesse o empate. Cloé Lacasse trabalhou bem na ala esquerda, encontrou a avançada portuguesa com espaço no interior da grande área mas foi a guardiã leonina quem levou a melhor no duelo.
26' - GOLO DO SPORTING (1-0). Golo de Ana Capeta após uma bela jogada coletiva das leoas. Andreia Bravo encontrou Diana Silva solta de marcação e a extremo descobriu o espaço nas suas costas para isolar a companheira de equipa. No frente a frente com Rute Costa, Ana Capeta atirou junto ao poste esquerdo, sem hipóteses para a guardiã.
23' - Sporting com mais posse de bola nos últimos minutos. As leoas estão a conseguir responder bem à pressão que o Benfica vem fazendo em quase todo o campo.
20' - Dérbi mais morno neste momento, depois de 15 minutos muito 'vivos', com ocasiões de golo para as duas equipas.
15' - Cloé Lacasse teve nos pés a oportunidade para fazer o primeiro do dérbi, mas a canadiana acabou por falhar o remate na rotação.
12' - Situação de perigo para o Sporting, com Ana Teles a encontrar Diana Silva com um grande passe em profundidade. A extremo dos leões tentou bater Rute Costa, mas a guarda-redes do Benfica levou a melhor no frente a frente. (0-0)
11' - Catarina Amado subiu bem pelo corredor direito, encontrou espaço para entrar na grande área do Sporting, mas acabou por ser desarmada por uma adversária.
8' - Livre de Pauleta 'morre' nas mãos de Hannah Seabert.
7' - Cloé Lacasse conquista uma falta em zona ofensiva depois de uma grande arrancada.
5' - Remate de Kika Nazareth passa ligeiramente ao lado da baliza do Sporting.
4' - Falta a favor do Benfica em zona perigosa.
3' - Andreia Norton entrou com a bola controlada na grande área do Sporting, tentou o toque de calcanhar para uma companheia de equipa armar o remate, mas o lance acabou por ser cortado pela defesa leonina.
1' - Arranca o dérbi entre Sporting e Benfica (0-0).
A árbitra Ana Afonso (AF Porto) vai dirigir este dérbi decisivo da Taça da Liga. Terá como assistentes Paula Pereira e Vânia Almeida. Daniela Simões será o 4.º árbitro.
Suplentes do Sporting: Carolina Jóia, Leah Scarpelli, Rita Fontemanha, Sofia Nunes, Maiara Niehues, Vera Cid, Inês Gonçalves, Joana Dantas e Alícia Correia.
Suplentes do Benfica: Katelin Talbert, Sílvia Rebelo, Inês Simas, Andreia Faria, Marta Cintra, Nycole, Christy Ucheibe, Anna Gasper e Beatriz Nogueira.
As escolhas iniciais de Mariana Cabral (Sporting) e Filipa Patão (Benfica):
ONZE DO SPORTING: Hannah Seabert; Bruna Lourenço, Joana Martins, Ana Borges, Chandra Davidson, Cláudia Neto, Ana Capeta, Diana Silva, Ana Teles, Carolina Beckert e Andreia Bravo.
ONZE DO BENFICA: Rute Costa; Ana Seiça, Ana Vitória, Lúcia Alves, Carole Costa, Andreia Norton, Kika Nazareth, Catarina Amado, Cloé Lacasse, Pauleta e Jéssica Silva
A equipa que passar à final, refira-se, irá defrontar o Sp. Braga, que bateu o Famalicão por 4-2 no conjunto dos dois jogos. No primeiro encontro, as bracarenses levaram a melhor por 3-0, e esta manhã foram derrotadas por 1-2.
Apesar da margem conseguida em casa na 1ª mão, ninguém no Benfica dá como garantida a presença na final da Taça da Liga e Filipa Patão assumiu que as águias vão a Alcochete só com o pensamento na vitória no dérbi. "Não há jogos iguais. Partimos em vantagem, mas não queremos só aguentar a eliminatória. O objetivo é fazer mais uma vez aquilo que se impõe ao Benfica, procurar a vitória", assegurou na antevisão. A técnica, de 33 anos, sublinhou que as águias utilizam "todos os jogos" contra adversários fortes "como estímulo para continuar a crescer e motivar as jogadoras para trabalharem cada vez mais". "Vamos para este jogo com para ganhar, como fazemos em todos, independentemente de como está a eliminatória", reforçou.
Mariana Cabral, treinadora do Sporting, reconheceu que a tarefa não é fácil, mas assegurou que as leoas vão agarrar-se às hipóteses que restam para tentar alcançar a final. "Vamos jogar o jogo pelo jogo. Sabemos que o Benfica está em vantagem, que temos menos probabilidades, mas vamos agarrar-nos a elas com todas as forças e disputar o jogo, competir e ter capacidade para ter bola, atacar bem, defender bem e potenciar as nossas jogadoras", apontou. "O resultado da 1ª mão não é, de todo, revelador. Se falarmos do jogo da Luz [derrota por 5-0 para a Liga BPI], esse sim, foi revelador de um mau jogo da nossa parte. Mas no Seixal competimos, tivemos um jogo muito melhor do que o resultado diz", comparou a técnica de 35 anos.
Sporting e Benfica defrontam-se esta noite, pelas 20 horas, em jogo da 2.ª mão das meias finais da Taça da Liga feminina, num encontro em que as leoas terão de recuperar de uma desvantagem de 1-4 (trazida da 1.ª mão) se quiserem garantir o apuramento para a final.
Campeã por Sporting e Benfica, prima de Bernardo Silva vê águias favoritas na Luz
Capitã do Benfica antecipa dérbi com o Sporting e apela ao apoio dos adeptos
Em declarações à BTV, a avançada assume que sente um "nervosismo bom", mas garante que está a ser "tudo bem feito"
Selecionador nacional encara Campeonato do Mundo com ambição
Treinador português parece ter irritado a imprensa local, que o acusa de estar a promover o silêncio da equipa
Jogador do Al Nassr elogiou qualidade dos jogadores
Internacional alemão representava o Basaksehir
Aracelo Fessia, a namorada do jogador do Colón, fez revelações incríveis