Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Treinadora está a caminho do Boston Legacy FC, uma das novas equipas a competir na liga americana
Seguir Autor:
Filipa Patão já não é treinadora da equipa feminina de futebol do Benfica. Através de um comunicado publicado no site oficial, o clube encarnado informou que chegou a acordo com o Boston Legacy FC para a transferência da técnica que conquistou 13 títulos à frente da equipa, entre os quais cinco campeonatos, cinco Taças da Liga, duas Supertaças e ainda uma Taça de Portugal.
No comando da equipa técnica desde 2021, Filipa Patão orientou o clube em 190 jogos oficiais. A treinadora portuguesa, de 36 anos, esteve, em outubro, presente na última gala da Bola de Ouro, fruto do sucesso alcançado no Benfica na última temporada, onde acabou por ser considerada a 6.ª melhor técnica do mundo no futebol feminino.
Entretanto, o Boston Legacy FC já oficializou a chegada de Filipa Patão. "Começa uma nova era em Boston", pode ler-se na publicação do clube da NWSL nas redes sociais.
O comunicado do Benfica na íntegra:
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a acordo com o Boston Legacy FC para a transferência de Filipa Patão, até agora treinadora principal da equipa feminina de futebol.
Após orientar a equipa em 190 jogos nos calendários oficiais – desde janeiro de 2021 – e terminada a 5.ª temporada a liderar as Inspiradoras, a técnica sentiu-se desafiada pela NWSL, um dos campeonatos mais competitivos e profissionais do mundo.
Relacionadas
O Boston Legacy FC é uma das novas equipas a competir em 2026 na liga americana. Fruto da parceria de sucesso com o clube, Filipa Patão esteve na última gala Ballon d'Or, em outubro, sendo aí considerada a 6.ª melhor treinadora do mundo.
Termina uma longa ligação ao Benfica, desde as escolas de futebol, passando pela coordenação das camadas de formação femininas, até à liderança do conjunto que construiu uma hegemonia nas competições nacionais do futebol feminino. No período enquanto treinadora principal, e juntamente com a equipa técnica e o staff multidisciplinar com quem trabalhou, averbou um currículo ímpar: 5 Campeonatos, 5 Taças da Liga, 2 Supertaças e 1 Taça de Portugal.
O Sport Lisboa e Benfica endereça à treinadora votos de sucesso no novo desafio profissional e agradece o forte compromisso, a mística e o espírito competitivo, que contribuíram decisivamente para guiar o Clube às melhores participações até à data de uma equipa portuguesa na Liga dos Campeões, alcançando mesmo o 10.º posto no ranking UEFA no feminino — atualmente é 11.º
Ao lado do Benfica deixa um registo histórico nas competições femininas nacionais, participando ativamente na transformação e na maior visibilidade do futebol português além-fronteiras.
Obrigado por tanto, Filipa Patão!", pode ler-se.
Antigo vice-presidente dos encarnados critica falta de ambição do clube, em contraste com a da treinadora
Ala do Sporting, de 27 anos, não poupa na confiança e na ambição e aponta à conquista de títulos
Antigo vice-presidente dos encarnados diz que o clube da Luz devia reforçar o papel de "motor de crescimento do jogo"
Águias entraram melhor e estiveram em vantagem até à reta final, quando as leoas reagiram
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Japonês vai para o 17.º clube e para a 41.ª temporada como profissional