Benfica vence Taça de Portugal de futebol feminino

Triunfo por 4-0 ao Valadares Gaia

O Benfica conquistou a sua primeira Taça de Portugal em futebol feminino, ao derrotar na final o Valadares Gaia por 4-0, em jogo disputado no Estádio Nacional, em Oeiras. Depois de um nulo ao intervalo, a equipa 'encarnada', que milita na segunda divisão nacional, impôs a sua superioridade na segunda metade, na qual construiu a goleada frente à equipa da primeira divisão.

Darlene (54), na conversão de uma grande penalidade, Yasmine (69), Ana Vitória (72) e Evy Pereira (86), também na conversão de um castigo máximo, anotaram os golos do triunfo do Benfica, que assim conquistou o seu primeiro troféu no ano de estreia na modalidade. 

Registou-se um recorde de assistência: 12 632. O anterior máximo datava de há dois anos: 12 213.


90'+7-
Final da partida. 

90'+2-
Jogada individual de Darlene que deixa para Geyse, cruzamento e Evy Pereira falha na cara de Neide Simões. Jogo interrompido para ser prestada assistência a guarda-redes do Valadares Gaia. 

89'-
Ataque do Valadares. Remate fraco de Lúcia Alves.

87'-
Amarelo para Raquel Gomes.

86'- Evy Pereira faz o 4-0 de penálti. 


81'-
Livre frontal batido por Machado. Bola passa a centímetros da baliza do Benfica. 

78'-
Falta a favor do Valadares Gaia. Jogo interrompido, Lúcia Alves recebe assistência médica após entrada violenta de Sílvia Rebelo. 

74'-
Evy Pereira teve tudo para fazer o 4-0, mas Neide Simões faz uma excelente defesa para canto. 

72'-
Cartão Amarelo para Ana Vitória. 

71'-
Golo: 3-0 para o Benfica. Jogada brilhante do Benfica. Darlene deixa para Yasmim que faz o cruzamento para Ana Vitória fazer o golo. 

68'- 2-0: Yasmim faz o segundo golo das encarnadas, de livre direto.
 

67'-
Cartão vermelho para Mariana Campino. Livre frontal para o Benfica. 

66'-
Grande jogada de Darlene, passe para Evy Pereira isolada é puxada por Mariana Campino.

62'-
Ataque da formação do Benfica, cruzamento sem perigo de Yasmim. 

57'-
Substituição no Valadares Gaia: Entra Cláudia Lima e sai Andreia Faria. 

54'- Golo: Darlene converte a grande penalidade e faz o primeiro golo das encarnadas. A jogadora brasileira faz assim o golo 102. 


53'-
Darlene sofre falta de Sarinha e é penalty para o Benfica. 

51'-
Oportunidade clara para Evy Pereira, remata curto mas grande defesa da guardiã do Valadares. 

50'-
Ataque de Ana Vitória, cruzamento e desvio de Inês Barge para canto. 

48'-
Lúcia Alves recebe assistência. 

46'-
Cabeceamento de Darlene que sofre um desvio e obriga a defesa apertada de Neide Simões. 

16h08-
Início da segunda parte. 

15h51-
Fim da primeira parte. Mantém-se o 0-0 no marcador. 

45'-
Grande oportunidade para o Benfica: Geyse cruza para Yasmim mas o remate sai desenquadrado. 

44'-
Substituição no Benfica: Sai Andreia Faria, entra Pati Llanos.

41'-
Grande momento de Lúcia Alves, remate passa muito perto da baliza do Benfica.

39'-
Cruzamento de Geyse para o segundo poste mas Andreia Farias não consegue finalizar. 

36'-
Falta para o Benfica. Amarelo mostrado a Raquel Gomes.

29'-
Ataque do Valadares com Dani Neuhaus a segurar a bola. 

26'-
Inês Barros é atingida num lance com Geyse mas já está reposto o jogo.   

25'-
Remate de Lúcia Alves à figura da guarda-redes do Benfica.

19' -
 Geyse tem nos pés a hipótese de inaugurar o marcador. Muito perigo para a baliza do Valadares Gaia.

14'-
Excelente passe de Darlene para arrancada de Evy Pereira mas a bola é controlada pela guardiã do Valadares, Neide Simões.

12'-
Evy Pereira tem boa oportunidade para abrir o marcador.

11'-
Falta assinalada a Darlene. 

8'-
Pontapé de canto para a formação encarnada. 

7'-
Ataque perigoso do Benfica mas corte da defesa do Valadares.

5'-
Canto para o Benfica. 

3' -
Neide Simões segura a bola após remate do Benfica.

2' -
Primeiro ataque do Benfica mas passa o perigo.

15h02 - 
Início do jogo. 

Já se ouve o hino no estádio do Jamor. 

Onze do Valadares Gaia:
Neide Simões; Sarinha, Inês Barge, Carolina Rocha, Rita Machado, Lúcia Alves, Micaela Matos, Raques Gomes, Andreia Freitas, Leandra Pereira e Mariana Campino

Suplentes: Cláudia Rocha, Ivone Calado, Bruna Rocha, Rita Cheganças, Cristina Ferreira, Ana Filipa e Cláudia Lima

Onze do Benfica:
Dani Neuhaus, Daiane, Sílvia Rebelo, Tayla, Yasmim, Pauleta, Ana Vitória, Andreia Faria, Evy, Geyse e Darlene.

Suplentes: Carolina Bajanca, Pati Llanos, Rilany, Diva Meira, Carlota Cristo, Maiara e Tita.

- Entregando o favoritismo ao Benfica, Mara Vieira, treinadora do Valadares Gaia, garante que a equipa não veio passear a Lisboa. "Temos jogadoras habituadas a estas andanças. São 90 minutos e tudo pode acontecer. Estamos cá para ganhar", revela a técnica, que considera o Benfica uma equipa "totalmente diferente" de Sporting e Sp. Braga: "Os jogos contra os grandes serviram para preparar esta final, mas vamos ter pela frente um adversário com características muito específicas e à qual poucas equipas conseguem fazer frente."

- João Marques, treinador do Benfica, não quer ouvir falar em favoritismos e destaca a importância de conquistar este troféu. "Vencer uma Taça de Portugal não é fácil e temos de ter muito cuidado com o adversário, porque elas não estão aqui por acaso. Não acredito em quaisquer facilidades. Como treinador, não acredito que nenhum jogo está ganho antes de ser jogado. No entanto, sabemos das nossas capacidades e, se estivermos no nosso melhor, vamos ter sucesso", refere, destacando a facilidade desta semana de trabalho: "Não é preciso motivar as atletas para uma final. Estão no máximo."

- Para fazer com que a festa da Taça de Portugal seja ainda maior, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu que a entrada para a final desta competição é gratuita. Posto isto, a FPF disponibilizou 16 mil bilhetes ao Benfica e estes ‘voaram’ rapidamente. Mesmo já não havendo ingressos na Luz, quem quiser ver o jogo ainda pode levantar bilhetes no Estádio Nacional. Esta é mais uma prova da evolução do futebol feminino português que, no dia em que se decide o título nacional da 1.ª Liga – entre Benfica e FC Porto –, vai conseguir chamar mais de 15 mil adeptos ao Jamor. 






- Do lado do Valadares Gaia, a guarda-redes Neide Simões acredita nas possibilidades da sua equipa. "Sabemos das dificuldades e o favoritismo está do lado do Benfica, mas temos as nossas armas e vamos fazer o nosso melhor", garante a capitã, que será a responsável por travar Darlene: "Vou fazer de tudo para ela não me marcar nenhum golo!"


- Pela época que têm feito, as encarnadas partem com o favoritismo do seu lado, mas a capitã Darlene não quer ouvir falar disso. "Este é o jogo mais importante de toda a temporada. Temos estado muito ansiosas e focadas, mas, ao contrário do que muita gente diz, o jogo ainda não está ganho. Temos de estar preparadas para conseguirmos atingir o nosso grande objetivo", frisa a avançada que apontou 101 dos 402 golos do Benfica. Em relação à tão desejada Taça de Portugal, Darlene não esconde a ansiedade de levantá-la. "Estivemos muito tempo a ver onde o troféu vai ficar. Queremos muito subir estes degraus todos e festejar bem lá em cima", confessa, revelando já o plano de uma eventual festa: "Queremos ir à Luz apoiar a equipa principal e festejar com eles!"

Boa tarde! Benfica ou Valadares Gaia: uma destas equipas vai levantar pela primeira vez a Taça de Portugal. De um lado vão estar as águias que, no ano de estreia, estão completamente indomáveis e muito perto de atingir o grande objetivo. Do outro estará uma equipa gaiense com muita vontade de fazer história e cumprir um sonho que já lhe fugiu em duas ocasiões (2012/13 e 2015/16). Fique connosco e siga, em direto, tudo o que se passa na final da Taça, agendada para as 15 horas, no Estádio do Jamor!

25
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol Feminino

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.