Hope Solo: «Ainda existe uma desigualdade de género»

Futebolista norte-americana visitou ao Sindicato dos Jogadores em Lisboa

• Foto: EPA

A guarda-redes Hope Solo considerou existir um longo caminho a percorrer em matéria de igualdade de género, numa visita ao Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), em Lisboa.

A futebolista norte-americana, que conta com 202 internacionalizações pelos Estados Unidos, encontra-se em Portugal a participar na Web Summit, tendo sido acompanhada nesta visita por Carla Couto, antiga internacional portuguesa e atual embaixadora e delegada do SJPF para o futebol feminino.

"O futebol feminino tem vindo a crescer, mas não tão rápido como desejaria. Portugal é um dos exemplos positivos da evolução da modalidade, mas ainda existe uma desigualdade de género um pouco por todo o mundo. Muitos países, por exemplo, ainda não conseguiram ter futebol feminino profissional", afirmou em declarações ao SJFP.

Para a guarda-redes, a melhor forma de combater essa desigualdade passa por uma "mudança de mentalidade", através do "trabalho conjunto entre clubes, federações e sindicatos", com as futebolistas a necessitarem de "provar que existe muita qualidade e talento no futebol feminino em todo o mundo".

Hope Solo, que foi homenageada pelo SJPF como reconhecimento pela carreira desportiva e papel desempenhado na elevação da modalidade, aproveitou o momento para incentivar as jogadoras portuguesas, admitindo que "gostaria muito que Portugal conseguisse a qualificação para um Campeonato do Mundo e também para os Jogos Olímpicos".

Atualmente ao serviço da equipa francesa do Lyon, Hope Solo encontra-se afastada da seleção norte-americana, na sequência das declarações que prestou a seguir à derrota com a Suécia, em que contestou a 'atitude' defensiva do adversário nos quartos de final dos Jogos Olímpicos Rio'2016.

Ao serviço da seleção, Solo sagrou-se campeã do mundo, em 2015, no Canadá, e bicampeã olímpica, em Pequim'2008 e Londres'2012.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Futebol Feminino

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.