Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

Jogadoras do Sporting "super-prontas" para o arranque e de olho na final da Supertaça

Jacynta Gala, Andreia Bravo e Bruna Lourenço antecipam duelo com Famalicão e asseguram 'fome' por títulos

• Foto: Rui Minderico
Na antecâmara do jogo com o Famalicão, detentor da Taça de Portugal, a contar para a meia-final da Supertaça, às 15h30 de domingo, Jacynta Gala, Andreia Bravo e Bruna Lourenço deram conta da ambição da equipa de futebol feminino do Sporting em conquistar os títulos que faltaram em 2022/23.

Nova na casa, Jaz, como é conhecida, chegou à Academia proveniente das escocesas do Celtic. "Estou muito entusiasmada. Tem sido uma experiência fantástica até agora, conhecer as raparigas e perceber a forma como trabalhamos e evoluímos", afiançou a atacante australiana de 22 anos. As primeiras impressões não podiam ser melhores: "Portugal é incrível! Estou habituada a jogar com tempo muito mais frio e chegar aqui, ver que está sol todos os dias, acordo muito mais bem-disposta do que costumava. O Sporting? Também é inacreditável! Quando cá vim no primeiro dia, via as instalações, conheci as raparigas todas, todo o staff, tem sido uma experiência muito boa."

Desafiada a apresentar-se, não fintou a questão: "Diria que sou uma jogadora muito criativa, tenho alguma velocidade, gosto de fintar, criar muito jogo e assistir, tento marcar sempre que posso, só quero ajudar a equipa." Olhando para o arranque da competição, o embate com o Famalicão e o que conhece do adversário, Jaz abre o jogo: "É muito excitante, já começa a haver aquele nervoso miudinho, mas temos trabalhado a pré-época toda para isto, é um grande jogo e é fantástico fazer a minha estreia numa partida tão importante. Focamo-nos mais na forma como vamos jogar, mas não subestimamos o adversário. Vamos fazer tudo para ganhar o jogo."

Além de ter jogado na Austrália, a atacante conta já com experiências no futebol inglês (West Ham), italiano (Nápoles) e escocês (Celtic) e conta poder ser um trunfo. "Apesar da minha idade, já joguei em muitas equipas e em vários países. Espero poder ajudar com essa experiência e estou muito entusiasmada por jogar numa equipa com nível técnico tão bom, todas as raparigas são muito tecnicistas, têm muito talento", avaliou Jacynta Gala, que não se deteve perante o desafio de falar sobre o Sporting: "Toda a gente sabe que o Cristiano veio do Sporting, portanto chegar a um clube tão grande e que criou um dos melhores jogadores do mundo de sempre gera muitas expectativas e é uma grande responsabilidade, mas vou dar o meu melhor."

Depois do reforço, a esperança: Andreia Bravo, 18 anos, fez o ponto da situação. "Estamos preparadas, estamos a fazer uma boa pré-época. Estes estágios que fizemos foram importantes para a união da equipa e aprendemos muito a jogar contra outras equipas de ouros países e estamos com força", garantiu.

A centrocampista olhou para o arranque da época: "Não vai ser um jogo fácil, mas estamos preparadas, todas focadas no mesmo objetivo, que é passar o Famalicão. Sabemos que houve muitas mudanças no plantel e na equipa técnica, o treinador [Miguel Santos] já sabe muito de futebol feminino, mas estamos preparadas." 

Quanto a referências e ao crescimento na equipa principal, Andreia Bravo não tem dúvidas: "Vou aprender com os novos reforços. Tenho, claro, uma referência, que é a Cláudia Neto, tem sido uma experiência única, aprendo muito com ela. As novas são jogadoras que vêm reforçar a equipa, têm vindo a trabalhar bem, estão a integrar-se."

Uma atacante, uma médio e uma defesa. Bruna Lourenço avaliou a evolução dos trabalhos como "muito positiva". "Foi uma pré-época longa, mas isso também nos ajuda a agregar cada vez mais a equipa e a jogar o nosso jogo, isso é importante. Independentemente das derrotas que tivemos agora [1-3 com Real Sociedad e 0-2 com At. Bilbao], a pré-época foi bastante positiva e acho que estamos preparadas", começou por referir a jogadora que, aos 24 anos, é já uma das capitãs leoninas, para prosseguir: "Pressão existe sempre quando representamos o Sporting. Essas são as exigências do clube, lutar por títulos e é isso que todas queremos aqui, é para isso que cá estamos: vencer, ganhar títulos. Temos um grupo com muita qualidade e estamos super-prontas para começar a temporada, muito ansiosas e o estágio da pré-época serviu para estreitar laços e é um grupo muito forte. A época passada não foi de acordo com as exigências do Sporting, queremos mudar esse rumo e lutar por títulos, é esse o nosso objetivo, sempre. A começar por este fim de semana: não é uma final, mas nós queremos disputá-la para conquistar esse título."

A análise ao adversário deste domingo não podia faltar. "[O Famalicão] É uma equipa que sofreu muitas mudanças, mas o treinador já tem alguma experiência em Portugal no futebol feminino, sabemos que, como é hábito nas equipas do norte, são bastante agressivas, à procura de ter bola e a atacar. É uma Supertaça, é um troféu, toda a gente quer estar na final, também estamos prontas para isso", garantiu Bruna Lourenço. que não escondeu as metas pessoais traçadas para esta época: "Não escondo, o meu objetivo principal é representar a Seleção, gostaria de estar presente na Liga das Nações."
Por Mário Duarte
1
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol Feminino

Notícias

Notícias Mais Vistas