Jogadora do Barcelona fala do problema físico que a tem afastado dos relvados
A futebolista Kika Nazareth atravessa uma fase desafiante da carreira, afastada dos relvados por lesão, mas mantém intacta a ligação ao futebol e uma esperança cautelosa quanto à possibilidade de disputar o Europeu já em julho.
A internacional portuguesa, que se encontra em processo de reabilitação após ter sido submetida a uma cirurgia na sequência de uma rotura do ligamento lateral interno do tornozelo esquerdo, não avança prazo para o regresso, mas admite que ainda não perdeu totalmente a esperança de estar presente na fase final do Campeonato da Europa, embora se mostre prudente nas expectativas.
"Não sou fisioterapeuta", comentou com humor, à margem da apresentação do torneio Red Bull Four2Score, que se realizou hoje na sede da Liga Portugal. "Tenho tentado encarar este momento com calma, um dia de cada vez", acrescentou, evidenciando uma abordagem realista, mas com espaço para algum otimismo.
Já sem a bota ortopédica que utilizou durante seis semanas, Kika celebra agora progressos discretos, mas significativos, no caminho da recuperação. "Pequenas vitórias tornam os dias mais leves", disse, sublinhando que, apesar da distância do relvado, sente-se gradualmente mais próxima do que mais gosta de fazer.
A jovem, que representa o FC Barcelona, reconheceu que esta ausência tem sido uma das fases mais duras da sua vida como atleta. "É difícil estar longe daquilo que nos faz feliz. O primeiro passo foi aceitar, e isso já consegui. Agora é uma questão de paciência, que não é o meu forte, mas estou a aprender", assumiu.
A jogadora falou ainda da experiência de viver fora de Portugal, frisando que, apesar da proximidade geográfica, continua a sentir o peso da distância. "Vir a Lisboa é quase como voltar a casa. Há dias mais fáceis e outros menos fáceis", admitiu.
Longe dos jogos, mas perto da equipa, a portuguesa vive com otimismo o momento do FC Barcelona, que se encontra a um passo do título espanhol e da final da Liga dos Campeões.
"Sinto que faço parte, mesmo sem estar em campo. Às vezes pergunto-me se posso ser campeã europeia assim, de repente... Mas sim, é um sentimento de pertença", afirmou.
Já com a mente no fim de semana, Kika vai dividir atenções entre Sevilha e Lisboa: enquanto acompanha a deslocação do FC Barcelona, promete estar atenta ao Benfica, que poderá sagrar-se campeão nacional no Estádio da Luz. "Estou confiante que vai ser campeão. E já organizei tudo para conseguir estar presente. Viajo ao final do dia, por isso vai dar para acompanhar o jogo", concluiu.
Chloe Kelly passou por momentos muito difíceis antes de, em janeiro, mudar-se para os gunners por empréstimo do Manchester City
Turner e Bryant embalam portistas
Ásdís Halldórsdóttir apontou o golo decisivo aos 87 minutos
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos