Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
FPF decide colocar o foco no Mundial'2030
Seguir Autor:
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) retirou a candidatura à organização do Campeonato da Europa feminino de 2029, anunciou esta 3.ª feira o organismo liderado por Pedro Proença.
Portugal concorria com Alemanha, Polónia e a organização conjunta de Dinamarca e Suécia para acolher a 15.ª edição do Europeu, cujo anfitrião vai ser anunciado no próximo dia 3 de dezembro.
Em comunicado, a FPF justifica a decisão com a concentração na preparação da organização ibero-marroquina do Campeonato do Mundo de 2030.
"Em total sintonia com a UEFA e garantindo foco total na organização do Mundial'2030, a direção validou a decisão de retirar a candidatura à organização do Campeonato da Europa feminino de 2029", lê-se no comunicado da FPF.
Na comunicação resultante da reunião da direção federativa, o organismo anunciou ter aprovado a criação de um departamento de futebol feminino, atendendo à "necessidade de apostar, nos próximos quatro anos, na consolidação interna da modalidade, através do reforço dos quadros competitivos e do investimento no desenvolvimento de clubes, treinadores e jogadoras".
A FPF revelou ainda ter aprovado por unanimidade um voto de louvor à seleção nacional masculina sénior pelo apuramento para o Mundial2030.
Na mesma ocasião, o elenco liderado por Proença aprovou, igualmente de forma unânime, a nova política anticorrupção do organismo, que entrará de imediato em vigor, e decidiu criar grupos de trabalho "para a discussão do novo modelo de financiamento do futebol português" e "para debater a tipologia e critérios dos investidores no futebol português".
A candidatura à organização do Campeonato da Europa feminino de futebol de 2029 remonta a setembro de 2024, quando a FPF era liderada por Fernando Gomes, atual presidente do Comité Olímpico de Portugal.
"Acreditamos que uma candidatura à organização do Campeonato da Europa em 2029 será mais um passo para consolidar o futebol feminino em Portugal", justificava, então, Gomes.
Portugal já esteve presente em três edições de Europeus femininos, em 2017, nos Países Baixos, em 2022, em Inglaterra, e em 2025, na Suíça, sem nunca superar a fase de grupos.
Guarda-redes de 22 anos internacional pelos Camarões transita do Racing Power. Rute Costa deve estar de saída
Encontro agendado para este sábado, às 15h
Antiga jogadora do Benfica de volta ao país natal
Técnico orientou o Marítimo durante três épocas
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica